Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
02:06:49
informe o texto

Notícias / Cinema

28/09/2020 às 10:05

Mostra audiovisual universitária começa nesta segunda; confira programação

A edição online, que segue até sexta-feira (2), terá parceria com festivais culturais como o Ixpia o Festival e O Levante em Cena

Maria Clara Cabral

Mostra audiovisual universitária começa nesta segunda; confira programação

6 dias depois do fim

Foto: Divulgação

Começa nesta segunda-feira (28) a edição online da 19ª Mostra de Audiovisual Universitário e Independente da América Latina. A produção universitária e independente, em formato de curta duração, é destaque na mostra que ocorre até sexta-feira (2), com programação diária no site e canal do YouTube do Cineclube Coxiponés da UFMT.

Participam da Mostra Competitiva, 62 curtas oriundos de diferentes regiões do país, incluindo duas produções argentinas e duas colombianas.

LEIA MAIS: Confira quais são os 62 curtas selecionados para edição online

As obras serão divididas em quatro programas; cada noite, a partir das 19h (20h de Brasília), um desses programas será compartilhado com o público pelo período de 18 horas, sempre no Youtube. A abertura da edição acontece a partir às 17h30 com o ‘Esquenta MAUAL’, que antecede o compartilhamento dos curtas em competição a partir das 19h.

Além dos curtas em competição pelo júri popular e oficial, a MAUAL 2020 compartilha mais de 40 obras audiovisuais ao longo da semana, incluindo videoclipes, performances, homenagens audiovisuais e vinhetas criadas para a mostra.

Também integram a programação bate-papos sobre os curtas compartilhados, oficinas/laboratórios e Encontro da Rede Cineclubista de Mato Grosso.

Conforme o supervisor do Cineclube Coxiponés e programador da MAUAL 2020, Diego Baraldi, a edição online da MAUAL, com o lema ‘Sobrevivências’, é resultado de muita mobilização e trabalho conjunto diante das adversidades.

“Nesse ano de pandemia e distanciamento social a MAUAL é resultado da soma de esforços de pessoas e iniciativas que vem colaborando com o Cineclube Coxiponés já há algum tempo. São pequenos gestos, alianças e parcerias que tornaram essa programação possível. Esperamos que o público também se mobilize para acompanhar essas atividades”, pontua Diego Baraldi.

Toda a programação é gratuita e pode ser acessada no www.mostrauniversitariaufmt.com. Classificação indicativa: 16 anos.


Videoclipe da cação de Karola Nunes '
Tá Vendo Seu Moço'.

Parcerias

Entre essas parcerias para a MAUAL 2020 está o diálogo com iniciativas culturais que acontecem ou aconteceram recentemente nesse período de pandemia, como o Ixpia o Festival, realizado até o dia 4 de outubro através de lives artísticas no Instagram, e o Levante em Cena - Festival Digital, até o dia 21 de outubro, no siteolevanteemcena.com.br e Youtube.

Nos cinco dias da 19ª MAUAL acontece o ‘Ixpia na MAUAL’, momento que antecede a Mostra Competitiva, em que serão comentados e compartilhados videoclipes musicais de artistas mato-grossenses como Estela Ceregatti, Karola Nunes e André Coruja, idealizador do Ixpia O Festival.


Em seu primeiro clipe, Estela Ceregatti lança manifesto por amparo à natureza

A MAUAL também dialoga com a programação d'O Levante em Cena, com obras do coletivo Cena Livre de Teatro, a série ‘Confabulações de um corpo em isolamento’, de Jefferson Jarcem, entre outras atividades teatrais.

LEIA TAMBÉM:
Mais de 180 atrações no Instagram e rádio: confira line-up do Ixpia o Festival
Festival terá um mês de teatro por streaming, debates e espetáculos em videoteca


Bate-papos, oficinas e laboratórios

Nessa edição, os bate-papos sobre os curtas da Mostra Competitiva acontecem à tarde, sempre a partir das 14h (entre terça e sexta). Os debates são liderados pela iniciativa cineclubista Sessão Belo Belo, formada por estudantes do Curso de Cinema e Audiovisual da UFMT.

Outra iniciativa de estudantes e professores do Curso de Cinema e Audiovisual da UFMT, a Pequi com Câmera, compartilha vinhetas desenvolvidas para a Mostra, todas concebidas no período de pandemia.

Entre as oficinas e laboratórios da MAUAL, nas manhãs de quarta e quinta-feira acontece a Oficina de Produção Sonora para Cinema e TV, com Alexandre Jardim, do CTAV.

Ao longo da semana, Day Rodrigues e Hiran Matheus anunciam os laboratórios de desenvolvimento de projetos audiovisuais que serão ministrados na semana seguinte à Mostra Competitiva. Os laboratórios da MAUAL 2020 começaram em 21 de setembro, com o MarteLab, conduzido por Henrique Arruda e direcionado a realizadores LGBTQIA+.


Curta 'Poemargens'

Jurí

Os curtas compartilhados na Mostra Competitiva concorrem ao Troféu MAUAL 2020 pelo júri oficial e popular.

O júri oficial da 19ª MAUAL é composto por Íris Alves Lacerda, cineasta (‘Majur’) e ex-bolsista do Cineclube Coxiponés, Valentim Félix, realizador audiovisual e militante do campo das transmasculinidades, Maurício Rodrigues, cineasta (‘Pandorga’) e membro do Coletivo de Audiovisual Negro Quariterê, Stephany Paipilla, estudante intercambista da Colômbia no PPGE/UFMT e curadora da iniciativa cineclubista ‘Círculos Anônimos da Palavra’, Karine Queiroz, produtora audiovisual e curadora da iniciativa cineclubista “doc”, Leonardo Esteves, cineasta (‘Alguém tem que honrar essa derrota!’) e professor do Curso de Comunicação Social da UFMT, e Ana Graciela Fonseca, produtora audiovisual e professora do Departamento de Comunicação Social da UFMT e da UNIC.

A premiação pelo Júri Popular da MAUAL 2020 será resultante das visualizações/acessos, pelo público, dos curtas compartilhados ao longo da Mostra Competitiva.

As informações sobre a programação da MAUAL 2020 estão disponíveis no site da Mostra www.mostrauniversitariaufmt.com. A partir do site é possível acessar o Canal do YouTube, onde os curtas serão compartilhados.

Mais informações: facebook.com/coxipones, instagram.com/cinecoxipones, culturaufmt.wordpress.com e maualcineclubecoxipones@gmail.com.

Confira a programação completa:
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet