Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
19:04:58
informe o texto

Notícias / Cinema

04/12/2020 às 14:24

Estudo sobre albinismo no cinema destaca filme de Cuiabá em revista internacional

O trabalho acadêmicos de professores da UFMT traz ‘Filhos da Lua na Terra do Sol’, da cineasta Danielle Bertollini, como um retrato humanizante do albinismo na grande tela

Maria Clara Cabral

Estudo sobre albinismo no cinema destaca filme de Cuiabá em revista internacional

'Filhos da lua na terra do sol'

Foto: Reprodução

A capacidade do cinema comercial de criar estereótipos para grupos sociais marginalizados é uma problemática investigada por pesquisadores de diversas áreas do conhecimento. Por outro lado, estudos também vem destacando visões inovadoras propostas pelo cinema contemporâneo.

O artigo intitulado 'E.… se Bazin e Lefebvre se encontrassem com Freud numa sessão de cinema? Anotações para estudo de caso do albinismo na grande tela', escrito por pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), é um exemplo de trabalho científico que propõe essa reflexão.

O artigo da
Prof.ª Dr.ª Renata Costa (Departamento de Psicologia) e do Prof. Dr. Ney Arruda (Faculdade de Direito)foi publicado na edição 2020 da 'Cinema & Território - Revista Internacional de Arte e Antropologia das Imagens',editada emPortugal pelaUniversidade da Madeira,que integra o circuito de universidades europeias.

Ney Arruda também ministra a disciplina 'Estética Crítica & Trilha Cinematográfica' na Faculdade de Comunicação e Artes da UFMT.


Partindo da realidade de exclusão e silenciamento dos albinos na sociedade urbana contemporânea, o estudo lança mão da análise fílmica para entender como o cinema enxerga as pessoas com albinismo - condição genética hereditária que gera problemas de pele pela sensibilidade à luz do sol e deficiência da visão.

'Filhos da Lua na Terra do Sol (2016)', produção audiovisual premiada da cineasta e jornalista Danielle Bertolini, aparece no estudo a partir de sua perspectiva de vanguarda sobre o tema, como “um retrato humanizante do albinismo na grande tela” e “um marco específico da filmografia crítica brasileira”, como definem os professores.

O documentário poético traz personagens reais que vivem em Cuiabá, conhecida como uma das cidades mais quentes da América do Sul. Na obra, conforme os professores, “Bertolini efetuou um agir comunicativo a partir de seu olhar fílmico procurando vivenciar o sofrimento de pessoas albinas numa cidade cada vez mais inóspita”.


Na trajetória da documentarista, o curta-metragem marca a experimentação de uma estética que rompe com a narrativa meramente jornalística. Nessa perspectiva, cenas evidenciam a temperatura desértica de Cuiabá em penosas caminhadas de albinos em seus deslocamentos de casa para o trabalho.

Percalços que se soma, ainda, à péssima qualidade dos transportes urbanos, numa cidade carente de políticas públicas consistentes de arborização, como destacam os professores. (Veja trailer)



O professor Ney Arruda comemorou o aceite da publicação. "Foi uma alegria muito grande enaltecer a UFMT, principalmente neste ano de 2020 tão difícil para a Humanidade, em que celebramos os 30 anos da Faculdade de Comunicação de nossa querida universidade. Isso, de modo inclusivo, a partir do reconhecimento do fantástico trabalho da diretora Bertolini”.

A revista
'Cinema & Território'também traz na edição de 2020 artigos de pesquisadores de Madri, Valéncia, Santiago de Compostela, Coimbra, Brasília, Maranhão e está disponível gratuitamente no endereço eletrônico: https://ct-journal.uma.pt/
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet