Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
16:53:58
informe o texto

Notícias / Política

29/05/2021 às 08:00

Ex-secretário de Governo de Cuiabá revela que conhece dono da Norge Pharma há anos

Lincoln foi a segunda testemunha ouvida na tarde desta sexta-feira (28) pela CPI dos Medicamentos

Eduarda Fernandes

Ex-secretário de Governo de Cuiabá revela que conhece dono da Norge Pharma há anos

Foto: Reprodução

O ex-secretário de Governo de Cuiabá, Lincoln Tadeu Sardinha Costa, confirmou que conhece o dono da Norge Pharma Norge Pharma Comércio de Medicamentos, Materiais Soluções em Saúde Ltda., Dirceu Luís Pedroso Júnior, há muitos anos. A Norge é a empresa responsável pela gestão e logística do Centro de Distribuição de Medicamentos e Insumos de Cuiabá (CDMIC), local onde há algumas semanas foram encontrados centenas de medicamentos vencidos.

Lincoln foi
 a segunda testemunha ouvida na tarde desta sexta-feira (28) pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Medicamentos, em trâmite na Câmara de Vereadores. Antes dele, foi ouvido o próprio Dirceu.

Leia também - Empresário foge de perguntas, se nega apontar culpado e confirma compra excessiva de medicamentos


Antes de a empresa ser contratada pela Prefeitura de Cuiabá, Lincoln e um servidor da área da tecnologia da informação da Prefeitura de Cuiabá fizeram uma visita à Santa Casa de Campo Grande-MS para conhecer o modelo de gestão hospitalar. Lincoln contou que foi representando o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), e a convite do diretor da unidade.

Lá, o ex-secretário disse ter se surpreendido ao encontrar Dirceu e descobrir que ele era quem gerenciava a logística da Santa Casa. Indagado se viajaram juntos, ele negou.

“Não foi junto. Foi até uma surpresa, porque eu conheço ele daqui de Cuiabá há muito tempo e eu cheguei lá, não sabia que era ele que fazia essa gestão lá de logística. Foi até uma surpresa. Aí na hora que cheguei para falar com o presidente, ele chamou o dono da empresa para que eles nos acompanhasse junto e fomos nós quatro ou cinco, tinha mais uma diretora lá também”.

O ex-secretário negou ter influenciado na contração da empresa e confirmou que tem um sobrinho próximo que é funcionário da Norge. Ele disse que não indicou o parente.

Linconl contou que havia necessidade de aperfeiçoar o sistema de gestão dos medicamentos e hospitalar da Capital, mas que o município nunca foi convidado ou visitou por conta alguma unidade para conhecer seu modelo de gestão. “A necessidade existe, seja com a Norge ou qualquer outra empresa, o município não dá conta de fazer isso. Tem que ter uma empresa específica, com expertise. Então, necessidade havia, sim”.

Segundo o ex-secretário municipal de Saúde Luiz Antônio Possas de Carvalho, que foi ouvido na quarta (26), a secretaria de Gestão era a responsável pela parte processual das licitações e contratações. Lincoln, por sua vez, esclareceu que nunca foi secretário de Gestão, mas sim de Governo, e cuidava da relação entre a prefeitura e a Câmara, bem como outros órgãos.

Na época da visita à Santa Casa, a secretária de Gestão era Ozenira Félix, atual secretária de Saúde. Da visita, Lincoln disse que não foi feito nenhum relatório.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet