Cuiabá, domingo, 28/04/2024
07:26:09
informe o texto

Notícias / Política

14/08/2023 às 16:15

FIEL AO CHEFE

Para defender gestão, vereador sugere até uso de medicamentos vencidos

Os medicamentos vencidos foram constatados antes de a intervenção assumir a gestão da Saúde em Cuiabá, mas ao tomar conhecimento do descarte, Kero Kero agora defende o reaproveitamento do material

Da redação - Paulo Henrique Fanaia / Da reportagem local - Renan Maciel

Para defender gestão, vereador sugere até uso de medicamentos vencidos

Foto: Câmara de Cuiabá

Para defender a gestão Emanuel Pinheiro (MDB) e atacar o Gabinete de Intervenção na Saúde de Cuiabá, alguns vereadores da Capital defendem até mesmo o uso de medicamentos vencidos e reesterilização de equipamentos médicos nas unidades de saúde da cidade. Quem puxa o coro é o presidente da Comissão de Saúde da Câmara e base do prefeito, o vereador Wilson Kero Kero (Podemos).
 
Na última sessão da Casa de Leis, o parlamentar disse que fez uma visita ao Centro de Distribuição de Medicamentos e Insumos de Cuiabá (CDMIC) na quarta-feira (9) e ficou indignado ao ver que o Gabinete de Intervenção está descartando medicamentos vencidos.

​O presidente da Comissão de Saúde reconhece que esses medicamentos foram adquiridos pela gestão Emanuel que deixou os medicamentos parados ao ponto de perder o prazo de validade, porém ele afirma que esses remédios podem ser reutilizados para tratar outras enfermidades.
 
“Conversando com o Saad [vereador pelo PSDB], debruçado com o Vidal [vereador pelo MDB] e aí que a gente descobriu que é muito medicamento que já está vencido. ‘Ah é medicamento adquirido lá pela gestão Emanuel?’, sim, até porque não deu tempo dos remédios adquiridos pela intervenção vencer. Mas a administração da intervenção teria obrigação de não deixar acontecer. O Saad fez uma análise desses materiais que venceram, são materiais hospitalares que poderia ter sido reesterelizado. É lógico, está vencido, mas nem todos. São medicamentos de uso contínuo o que pode muito bem ser utilizado nos postos de saúde antes de vencê-los”, defende o vereador.
 
Em pesquisa rápida nas páginas de internet especializadas em medicina e farmácia, todas defendem que o uso de medicamentos vencidos podem ser prejudiciais à saúde do enfermo. Alguns podem até não prejudicar a saúde, mas não tem o mesmo poder de defesa do que quando estão dentro do prazo de validade. Mesmo assim, o presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores defende que esses remédios possam, sim, ser utilizados mesmo fora do prazo de validade.
 
O vereador promete convocar a interventora Danielle Carmona para que ela vá até a Comissão de Saúde explicar o descarte dos medicamentos. Vale destacar que antes mesmo de a intervenção assumir a gestão da saúde da capital, milhares de medicamentos já haviam sido encontrados vencidos no Centro de Distribuição. O fato gerou até mesmo uma CPI na Câmara, mas que terminou sem grande efeito. 

No final do ano passado, uma fiscalização dos conselhos Federal e Regional de Farmácia constatou mais de 4,3 milhões de medicamentos vencidos. Já em fevereiro deste ano, uma nova vistoria no Cdmic verificou a existência de outros 5,5 milhões de remédios fora do prazo de validade, além da questão da validade, os medicamentos estavam armazenados em péssimas condições. 

Todas essas situações foram antes mesmo do início da intervenção, que começou somente em 15 de março e recentemente efetuou o descarte desses medicamentos e até mesmo alguns equipamentos. 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet