Cuiabá, terça-feira, 04/06/2024
21:18:44
informe o texto

Notícias / Política

02/06/2021 às 12:30

Emanuel nega convite de Jayme para voltar ao DEM, mas não descarta mudança: ‘PFL é minha casa’

Prefeito lembrou que foi eleito vereador, deputado estadual e teve sua primeira candidatura à Prefeitura de Cuiabá pelo partido e, por isso, tem afinidade

Camilla Zeni

Emanuel nega convite de Jayme para voltar ao DEM, mas não descarta mudança: ‘PFL é minha casa’

Foto: Camilla Zeni/Leiagora

O prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (MDB) negou os boatos de que teria sido convidado pelo senador Jayme Campos (DEM) para se filiar ao Democratas. Emanuel confirmou que, no entanto, houve uma “sondagem” e afirmou que não descarta a possibilidade de, um dia, voltar ao partido. 

Emanuel lembrou que fez sua carreira política no antigo Partido da Frente Liberal (PFL), hoje chamado Democratas, e, por isso, se sente “em casa” no partido. Segundo ele, foi dessas lembranças, durante uma conversa com Jayme, que a conversa aconteceu. 

“Nós temos uma relação histórica de amizade e estávamos relembrando os bons tempos, mas não houve esse convite oficial”, explicou o prefeito na manhã desta quarta-feira (2). “Teve uma sondagem, até porque o DEM, o PFL, é minha casa, né”, completou.

Pelo partido, Emanuel foi eleito vereador por Cuiabá duas vezes, cumpriu dois de seus mandatos de deputado estadual e tentou sua primeira candidatura a prefeito da Capital, nos anos 2000. Ele deixou o PFL em 2004, quando migrou para o Partido Democrático Trabalhista (PDT) e, em 2006, ajudou a fundar o Partido da república, hoje Partido Liberal. Diante do histórico, o prefeito avaliou que não nega a possibilidade de, um dia, retornar ao partido. 

“Eu vi na imprensa e gostei até do que vi, porque está mostrando vários partidos querendo a gente, mas não houve nada, nenhum convite. Eu não penso em deixar o MDB, mas também não descarto um dia voltar para o meu ninho”, ponderou. 

A especulação em torno do possível convite de Jayme surgiu no início da semana, depois de uma conversa entre os políticos. Jayme é apontado como um dos membros do Democratas que teria uma relação estremecida com o governador Mauro Mendes (DEM), embora negue a alegação. Por sua vez, Emanuel Pinheiro, que já desafiou publicamente Mauro ao anunciar a possibilidade de concorrer ao governo em 2022, afirmou que há um grande grupo no Democratas que seria favorável à sua candidatura. Jayme estaria nesse nicho.

Depois da conversa se espalhar, Jayme negou que tenha convidado Emanuel para o partido, confirmando apenas a conversa com o prefeito. O deputado estadual Eduardo Botelho (DEM) também se manifestou, afirmando que os convites devem ser discutidos com as lideranças do partido, de forma que todos teriam ficado surpresos com o assunto na imprensa. 

Botelho chegou a dizer que, se a intenção de Emanuel fosse buscar apoio no Democratas para a eleição de 2022, ele não teria espaço, visto que a intenção do partido é a reeleição de Mauro Mendes. O governador ainda não se manifestou sobre a conversa.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet