Cuiabá, quinta-feira, 16/05/2024
08:09:12
informe o texto

Notícias / Geral

04/06/2021 às 17:39

​Sema apreende maquinários utilizados em desmatamento de Unidades de Conservação

A operação aconteceu nas Unidades de Conservação localizadas nos municípios de Colniza e Aripuanã

Leiagora

​Sema apreende maquinários utilizados em desmatamento de Unidades de Conservação

Foto: Sema/MT

Em uma operação realizada nas Unidades de Conservação Reserva Extrativista Guariba Roosevelt, e na Estação Ecológica do Rio Roosevelt, foram apreendidos três barcos de alumínio, quatro motores de popa, sete maletas com instrumentos de pesca, sete carretilhas, nove molinetes e 42 varas de pesca.

A operação ocorreu nos municípios de Colniza e Aripuanã, entre os dias 31 de maio e 4 de junho, pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), em parceria com a Gerência de Operações Especiais (GOE). De acordo com os fiscais os maquinários e demais utensílios eram utilizados em crimes ambientais, nas Unidades de Conservação. A operação contou com o apoio da Fundação Nacional do Índio (Funai) e da Delegacia do Meio Ambiente (DEMA-MT).

Na Reserva Extrativista Guariba Roosevelt foram apreendidos um trator com lâmina e guincho e um caminhão prancha, que foram utilizados na derrubada de arvores e limpeza do solo, caracterizando o crime ambiental.

Os maquinários de porte médio e pesado, e outros acessórios rurais flagrados na prática de crimes ambientais, passaram a ser removidos do local em 2020, efetivando a responsabilização, já que a apreensão de bens promove a descapitalização do infrator. O serviço de disponibilização de caminhões pranchas para retirada dos bens tem recursos do Programa REDD+ para Pioneiros (REM-MT, da sigla em inglês).

Na ação de monitoramento na Unidade de Conservação Estação Ecológica do Rio Roosevelt, a equipe de fiscalização encontrou, no interior da área protegida, instrumentos próprios para pescaria como como barcos, varas, molinetes, linhas e anzóis.

De acordo com Legislação Federal, é crime adentrar em Unidade de Conservação conduzindo substâncias ou instrumentos próprios para caça, pesca ou para exploração de produtos ou subprodutos florestais e minerais, sem licença da autoridade competente, quando está for exigível.

Os suspeitos foram encaminhados à delegacia de Colniza por agentes da Dema.

 
Da Assessoria Sema-MT
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet