Cuiabá, quarta-feira, 23/06/2021
02:39:49
informe o texto

Notícias / Política

10/06/2021 às 14:48

Após derrubada de veto, Lei que garante mamóvel a mulheres de MT é publicada

Lei 11.413/21, de autoria da deputada estadual Janaina Riva (MDB), trata da implantação do sistema de mamografia móvel

Leiagora

Após derrubada de veto, Lei que garante mamóvel a mulheres de MT é publicada

Foto: Jardel Arruda

Foi publicada no Diário Oficial de Mato Grosso, que circula nesta quinta-feira (10), a Lei 11.413/21, de autoria da deputada estadual Janaina Riva (MDB), que trata da implantação do sistema de mamografia móvel, o mamóvel, para atender a demanda de mulheres pelo exame, de maneira itinerante, em diversos municípios de Mato Grosso. A Lei do Mamóvel foi promulgada após a Assembleia Legislativa ter derrubado com a maioria dos votos, o veto total do governador Mauro Mendes ao projeto.

"Esse é um sonho antigo das mulheres da maioria dos municípios do interior do estado. Municípios esses que não têm demanda suficiente pra ter um mamógrafo,  mas têm mulheres à espera do exame. Mulheres que muitas vezes tinham que rodar mais de mil quilômetros para ter acesso ao exame. O que eu desejo é mais mulheres tenham acesso à mamografia. É comprovado que o diagnóstico precoce do Câncer de Mama salva vidas", diz.

Leia também - Elizeu diz que Ulysses não trabalha pelo partido e não é maior que o PSL

A parlamentar reforça que em se tratando de saúde, não há o que se falar em vaidades de A ou B, é necessário que os Poderes aprendam a trabalhar juntos, por quem depende desses serviços pra sobreviver e para que os atendimentos cheguem à ponta.

"Apresentei esse Projeto de Lei a primeira vez no primeiro mandato, mas na época o governador Pedro Taques vetou. Em 2019 apresentei novamente, foi aprovado, mas o governador Mauro Mendes vetou no mesmo momento em que secretaria de saúde planeja lançar um projeto similar ao meu. Então trabalhei pela derrubada do veto. Os mamóveis atenderão diversos municípios e podem, inclusive, serem tocados pelos consórcios e saúde intermunicipais”, finaliza.

O mamóvel nada mais é um veículo adaptado com aparelho de mamografia e profissionais aptos a realizarem o exame, que rodará o estado para atender nos principais polos de saúde e municípios onde não existe este tipo de aparelho.

 
Da Assessoria

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet