Cuiabá, domingo, 05/05/2024
20:02:26
informe o texto

Notícias / Política

18/06/2021 às 10:14

Governo pode 'confiscar' vacinas de Cuiabá e VG sem nota técnica do Ministério da Saúde

Os prefeitos das duas cidades aguardam uma remessa maior de imunizantes como compensação pela Copa América

Da Redação - Kamila Arruda / Da Reportagem Local - Alline Marques

Governo pode 'confiscar' vacinas de Cuiabá e VG sem nota técnica do Ministério da Saúde

Foto: Reprodução

As doses extras de vacinas contra a covid-19 que devem ser encaminhadas pela União a Cuiabá e Várzea Grande não serão confiscadas pelo Governo do Estado, desde que sejam especificadas em nota técnica do Ministério da Saúde, carimbando as doses para os dois municípios. A informação é do secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, que afirma que o Executivo Estadual cumpre com todas as determinações impostas pelo Governo Federal.

Carvalho explica que toda remessa de vacina que chega em Mato Grosso vem acompanhada de uma nota técnica, que especifica como fazer a distribuição entre os 141 municípios.

Na última semana, os municípios garantiram, junto ao Ministério da Saúde, o repasse de doses extras do imunizante. Ainda não se sabe, entretanto, a quantidade que deverá ser encaminhada a mais para garantir a imunização da população das cidades irmãs.

No caso da capital, as doses extras serão uma forma de compensação, tendo em vista a realização dos jogos da Copa América. Na mesma linha, o prefeito Kalil Baracat (MDB) afirmou que Várzea Grande é a "porta de entrada" da Baixada Cuiabana, já que todos os estrangeiros desembarcam no Aeroporto Marechal Rondon.

“Se houver a compensação nós iremos respeitar. Vai vir uma nota técnica do Ministério da Saúde. Quem faz a distribuição de vacinas é o Ministério da Saúde. Todas as vacinas que chegam vem com uma nota técnica de como deve ser distribuído, o estado não aplica vacina em ninguém, o estado apenas recebe as vacinas e distribuiu para os 141 municípios”, informou Carvalho.

O integrante do primeiro escalão estadual aproveitou a oportunidade e ainda reitera os esforços feitos pelo governo do Estado para garantir a aquisição de vacinas.

“O governador Mauro Mendes desde o início tem procurado sempre uma quantidade maior de vacinas para imunizar todos os mato-grossenses. Tomamos a iniciativa de ir atrás de todos os fornecedores para compra de vacinas, fazemos parte de um consorcio para compra da Sputinick, somo incansáveis na compra de vacina. Na hora que a gente realmente concretizar, nós vamos comprar essas vacinas”, finalizou.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet