Cuiabá, sábado, 11/05/2024
04:34:27
informe o texto

Notícias / Geral

02/07/2021 às 18:41

SES nega entrega de lotes vencidos; VG não garante aplicação dentro da validade

Reportagem da Folha de S. Paulo apontou que pelo menos 158 doses de vacina contra a covid-19 foram aplicadas fora do prazo em MT

Leiagora

SES nega entrega de lotes vencidos; VG não garante aplicação dentro da validade

Foto: Christiano Antonucci/Secom-MT

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) nega ter enviado doses doses da vacina contra a covid-19 aos Escritórios Regionais de Saúde e municípios foram do prazo de validade estipulado pelo fabricante. Em nota à imprensa, reforçou que cabe às prefeituras elaborar estratégias para a imediata utilização dos imunizantes com prazos próximos do vencimento.
 
A SES esclarece ainda que existe a possibilidade de ter ocorrido o registro tardio da vacinação. Nestes casos, o sistema pode apontar uma data de aplicação diferente da data que o imunizante realmente foi aplicado.
 
Reportagem do jornal Folha de S. Paulo apontou que pelo menos 158 doses de vacina contra a covid-19 foram aplicadas fora do prazo de validade em Mato Grosso. As doses são oriundas de oito lotes específicos da fabricante AstraZeneca/Oxford, que começaram a vencer em 29 de março. O que venceu há menos tempo perdeu a validade em 4 de junho.

Leia também - MT teria aplicado 158 doses vencidas de vacina contra a covid-19; entenda
 
Por meio da Secretaria Municipal de Comunicação, a administração de Várzea Grande garantiu que recebeu as doses dentro do prazo de validade, mas não respondeu se chegou a aplicar doses vencidas na população. Relatou que foram solicitadas informações para a SES e ao Ministério da Saúde, responsável pela aquisição e distribuição.  
 
A Prefeitura de Cuiabá enfatizou, também em nota, que ninguém em Cuiabá recebeu aplicação de vacina vencida. “Uma alteração no Sistema do Plano Nacional de Imunização pode ter causado o erro. O lote 4120Z005, apontado pelo Ministério da Saúde, como usado após o vencimento, chegou a Cuiabá em 25/01/21 e, de acordo com a resolução da Comissão Intergestores Bipartite – CIB, foi destinado inteiramente para a primeira dose”, diz trecho da nota emitida pela capital.
 
A coordenação da campanha de imunização fez o rastreamento e constatou que as vacinas deste lote foram totalmente utilizadas em fevereiro. Foi dado baixa no lote em 10 de fevereiro, portanto, muito tempo antes do vencimento.
 
Por meio do levantamento dos dados, a coordenação da campanha de vacinação em Cuiabá constatou que as pessoas que tomaram a Astrazeneca após o dia 14 de abril foram para segunda dose. Essas aplicações aconteceram em 21 e 29 de abril, além de 03 de maio. Os lotes de Astrazeneca aplicados nestes dias foram o 213VCD006W, com vencimento em 06 de setembro de 2021 e 213VCD004ZVA, com vencimento em 02 de setembro de 2021.

O presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Carlos Lula e o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems), Wilames Freire, explicaram que todos os casos sobre aplicação de doses contra a Covid-19 fora do prazo de validade serão investigados.

Não está descartado erro do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações, que desde o início da Campanha de Vacinação apresenta instabilidade no registro dos dados.

O número de casos identificados corresponde a 0,0026% de todas as doses aplicadas no país, sendo necessária ponderação e investigação quanto à aplicação das doses e preenchimento das informações.

Além disso, ressaltam que todos os profissionais destacados pelos municípios para aplicação das vacinas adotam as boas práticas de vacinação, dentre os quais, a checagem do prazo de validade.

 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet