Cuiabá, sábado, 11/05/2024
14:21:32
informe o texto

Notícias / Geral

05/07/2021 às 19:40

Sinop divulga agenda noturna e abre novo grupo para vacinação contra covid-19

A vacina também segue disponível para pessoas com 50 anos ou mais

Leiagora

Sinop divulga agenda noturna e abre novo grupo para vacinação contra covid-19

Foto: Christiano Antonucci

A Secretaria de Saúde de Sinop divulgou nesta segunda-feira (5), agenda noturna para vacinação em primeira dose contra covid-19. A partir de hoje, o Centro Integrado de Atendimento (CIA) Jacarandás, e as Unidades Básicas de Saúde (UBS) Primaveras, São Francisco e Maria Vindilina 2 passam a atender até às 20h.

Para vacinar, o munícipe deve fazer o agendamento pelo ícone disponível no site da Prefeitura de Sinop (Vacina Covid/Agendar), procurar alguma das unidades denominadas com a opção NOTURNO, escolher data, horário, preencher o cadastro e finalizar o processo. Neste primeiro momento, o agendamento disponibiliza 438 vagas diárias até sexta-feira (09), sendo 240 no CIA, 90 na UBS São Francisco, e 54 nas UBS Primaveras e Maria Vindilina 2.

Além da ampliação de horário, a Secretaria está abrindo a vacinação para um novo grupo: trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso. Conforme o Plano Nacional de Operacionalização da Vacina contra covid-19 (PNO), o grupo é formado por motoristas e cobradores.  A estimativa, feita pelo Ministério da Saúde, é que em Sinop este público é formado por pouco mais de 240 pessoas.  

A exemplo do que vem sendo praticado, é obrigatório apresentar vínculo ativo de trabalho, como cópia da carteira de trabalho ou cópia do holerite. A cópia será retida pela equipe de vacinação e ficará anexada ao cadastro do vacinado. É obrigatório, também, apresentação do cartão SUS atualizado ou o CPF, além de algum documento oficial com foto e o cartão de vacinas.

A vacina também segue disponível para pessoas com 50 anos ou mais, trabalhadores das indústrias, trabalhadores da educação e saúde (com comprovação de vínculo ativo, como cópia do holerite, por exemplo), caminhoneiros, grávidas e puérperas (com laudo médico), lactantes, deficientes permanentes e pessoas com comorbidades (com laudo médico). A abertura de agendamento noturno não altera a programação já em funcionamento.

Segunda dose

A segunda dose não precisa ser agendada. Para este grupo, a Secretaria de Saúde realizará ações específicas para atender a população com a segunda dose programada para recebimento em períodos próximos. Neste sábado (10), por exemplo, a Secretaria já está organizando programação e, em breve, deverá divulgar os locais e horários de atendimento.

O munícipe pode verificar no próprio cartão de vacinas a data de retorno e, deste modo, acompanhar a divulgação das mobilizações. A aplicação da segunda dose é importante para que o organismo produza os anticorpos necessários para combater o vírus. Para o imunizante Coronavac (Sinovac/Butantan), o intervalo é de 14 a 28 semanas. Já para a AstraZeneca (Oxford/Fiocruz) e Pfizer, é de até 12 semanas.

 
Da Assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet