Cuiabá, sábado, 11/05/2024
15:55:59
informe o texto

Notícias / Geral

15/08/2021 às 08:01

Sem doses suficientes, prefeito diz que não há previsão de vacinar toda a população

Enquanto Campo Grande vacina 15 mil por dia, Cuiabá recebe 15 mil doses da vacina por semana

Débora Siqueira

Sem doses suficientes, prefeito diz que não há previsão de vacinar toda a população

Foto: Luiz Alves/Secom Cuiabá

Ainda não há uma previsão de vacinar a população com as duas doses da vacina contra a covid-19. O problema, conforme o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), é o número de doses que chegam para o município, bem aquém da necessidade e não é possível fazer uma previsão de quando será possível voltar à vida de antes da chegada do vírus Sars-Cov-2.
 
“Eu estou pedindo, trabalhando por mais vacinas para Cuiabá. Campo Grande, por exemplo, aplica 15 mil vacinas por dia e Cuiabá recebe 15 mil vacinas por semana. É muito injusto isso. Eu tenho reclamando porque quanto mais vacina, mais rápido consigo imunizar a população cuiabana”.

Leia também - Cuiabá já imunizou mais da metade da população elegível com a primeira dose
 
Mesmo sem doses em grandes quantidades, Emanuel Pinheiro diz que já foram 430 mil doses aplicadas e a prioridade é conseguir mais vacinas para Cuiabá, e para isso, ele destaca que o filho dele, o deputado federal Emanuelzinho (PTB), tem trabalhado junto ao Ministério da Saúde para conseguir mais imunizantes.  
 
“O problema não é local de vacinação, é ter doses. Se tiver muita vacina, eu vacino até nas feiras, mas por enquanto, não existe plena normalidade e temos que acostumar com o novo normal e cada um de nós cuidarmos da nossa família e com as medidas de biossegurança”.
 
Conforme a Prefeitura de Cuiabá, de 20 de janeiro até 22 de julho, 54,8% de todos os moradores da capital acima de 18 anos já tomaram pelo menos uma dose de vacina. Em relação ao esquema vacinal completo, que engloba a aplicação das duas doses ou, no caso da vacina Janssen, apenas uma dose, 19,4% de toda a população elegível já foi imunizada.
 
“Temos 6 polos de vacinação e capacidade de aplicar 6,8 mil doses por dia, ou 40 mil por semana. Se recebêssemos doses suficientes para manter essa capacidade e não houvesse abstenções, seria possível terminar a vacinação de todos os cuiabanos em cerca de um mês e meio”, comentou o prefeito.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet