Cuiabá, domingo, 12/05/2024
05:53:57
informe o texto

Notícias / Política

05/10/2021 às 19:21

Com pandemia em queda, Governo põe fim à classificação de risco dos municípios de MT

O sistema de classificação identificava o nível de risco de contaminação dos municípios e, a partir disso, recomendava medidas

Da Redação - Kamila Arruda / Da Reportagem Local - Débora Siqueira

Com pandemia em queda, Governo põe fim à classificação de risco dos municípios de MT

Foto: Michel Alvim - SECOM/MT

Com o controle da pandemia do coronavírus em Mato Grosso, o Governo do Estado não irá mais realizar a classificação de risco dos 141 municípios, que era divulgada mensalmente pela Secretaria de Estado de Saúde (SES).

Isso, porque o governador Mauro Mendes (DEM) revogou todos os decretos editados em decorrência da covid-19, mantendo apenas a obrigatoriedade do uso de máscara.

Leia também - Em novo decreto, Governo mantém apenas obrigatoriedade do uso da máscara

O sistema de classificação identificava o nível de risco de contaminação dos municípios de Mato Grosso por cores: muito alto (vermelho), alto (laranja), moderado (amarelo) e baixo (verde). As medidas restritivas para o controle da propagação do coronavírus eram impostas conforme a definição dos riscos.

"Praticamente todos os municípios de Mato Grosso estão com classificação de risco baixa. A pandemia está controlada e não há necessidade de termos um monte de decretos vigentes que não tem mais razão de ser”, explicou o secretário de Saúde Gilberto Figueiredo (DEM).

A classificação de risco foi instituída em Mato Grosso em março do ano passado, bem no início da pandemia. Para a sua elaboração, era levada em consideração a média móvel dos últimos 14 dias dos municípios.

No início desta semana, o governador revogou todas as determinações anteriores, considerando a redução das taxas de ocupação de leitos de UTI e de enfermarias e a ampliação da vacinação e aumento da distribuição de doses de imunizantes contra a covid-19 em todo o Estado, mantendo apenas a obrigatoriedade do uso da máscara facial.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet