Cuiabá, sábado, 27/04/2024
14:46:59
informe o texto

Notícias / Judiciário

29/10/2021 às 16:05

Desembargador nega recurso e Emanuel continua fora da Prefeitura de Cuiabá

Nessa quinta-feira (28), o desembargador Luiz Ferreira da Silva negou o efeito suspensivo alegando ausência de previsão legal e regimental

Kamila Arruda

Desembargador nega recurso e Emanuel continua fora da Prefeitura de Cuiabá

Foto: TJ-MT

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) negou o recurso impetrado pela defesa do prefeito afastado de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), que visava garantir o retorno do emedebista ao comando do Palácio Alencastro.

O advogado Francisco Faiad havia ingressado com um agravo interno requerendo a suspensão do afastamento proferido contra o chefe do Executivo Municipal.
Nessa quinta-feira (28), o desembargador Luiz Ferreira da Silva negou o efeito suspensivo alegando ausência de previsão legal e regimental.

"Ademais, neste momento, de análise não exauriente da matéria posta nas razões recursais, não se constata de plano eventual teratologia na decisão agravada, devendo a matéria ser analisada após a apresentação das contrarrazões recursais por parte do Ministério Púbico e dentro de sua possibilidade, eis que, conforme foi dito linhas volvidas, grande parte do alegado se confunde com o próprio mérito de eventual e futura ação penal”, diz o magistrado em trecho da decisão.

No recurso, a defesa de Emanuel cita que o Judiciário de Mato Grosso não tem competência para processar e julgar o caso. No entendimento do jurista, a ação deveria tramitar na Justiça Federal, uma vez que as investigações tratam sobre suposto pagamento irregular do chamado “Prêmio Saúde”, o qual é sustentado por meio de recursos federais do Sistema Único de Saúde.

Além disso, ainda colocou que a competência para processar e julgar os fatos não seria da Turma de Câmaras Criminais Reunidas, mas sim da Câmara de Vereadores de Cuiabá, asseverando, ademais, que não se aplica o entendimento de que o crime comum de organização criminosa, ainda que em conexão com crimes de responsabilidade, seria de competência deste órgão do Tribunal de Justiça.

Apesar dos argumentos apresentados, o desembargador negou o pedido e Emanuel continua afastado do cargo de prefeito da Capital. "Outrossim, determino a intimação do Ministério Público para que, nos termos do art. 134-A, § 1º, c/c art. 241, parágrafo único, III, do Regimento Interno desta Corte de Justiça, apresente as contrarrazões do recurso interposto pelo agravante, no prazo de 5 (cinco) dias, por questão de paridade de armas, tendo em vista a existência de previsão regimental de prazo específico para as hipóteses de recurso de agravo interno contra decisão que decreta afastamento do cargo”, finalizou.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet