Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
05:18:50
informe o texto

Notícias / Geral

26/11/2021 às 12:10

Projeto ajuda produtores a terem sustentabilidade com criação de gado no Pantanal

Evento reuniu produtores de 15 fazendas assistidas pelo programa que ensina práticas simples no campo

Denise Soares

Produtores de 15 fazendas localizadas no Pantanal mato-grossense se reuniram nesta sexta-feira (26), na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) para discutir e apresentar resultados de um projeto de sustentabilidade econômica na criação de gado na região.
 
A Fazenda Pantaneira Sustentável (FPS) é um programa piloto criado para auxiliar produtores rurais do Pantanal de Mato Grosso a se desenvolverem economicamente na região e de forma sustentável.
 
Durante o evento, os produtores disseram que muitos pantaneiros queriam abandonar a região por falta de manejo e políticas públicas que colaborassem.
 
Segundo Lucélia Avi, gestora do núcleo técnico da Famato, o projeto foi idealizado em 2017 entre a federação e sindicatos rurais. Com a ajuda de técnicos, o programa fez diagnósticos de cada propriedade para saber como é a fauna e a flora do local.
 
Os produtores receberam sugestões de como melhorar o trabalho nas fazendas, desde melhoras as vias de acesso, sistema de energia, comunicação, saúde e captação e distribuição de água em piquetes para os animais.

Alguns produtores até demarcaram locais com histórico de ataque de onças-pintadas. Todas as ações são feitas respeitando o bioma.
 
Técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) visitam as propriedades todo mês.
 
“Os produtores já começaram a aplicar medidas, principalmente com a água e adequação no período da seca e até a gestão da propriedade. Pretendemos expandir para mais 15 propriedades em 2022”, disse Avi.
 
Com a assistência, produtores perceberam um aumento na produtividade, melhoria na taxa de vacas prenhes e lotação no pasto.
 
“Foram identificados gargalos e os produtores até aumentaram o fornecimento nutricional do gado”, completou a gestora.
 
Para Marcelo da Rosa, segundo vice-presidente e diretor da Famato, a parceria deu certo pelo apoio de entidades privadas e públicas.
 
“O objetivo é fixar o homem do pantanal. São pessoas que se criaram lá dentro e por um problema de sustentabilidade econômica não queriam mais assumir as terras”, comentou.
 
O produtor rural Alcides Caetano Martins diz que tem sido bem assistido no projeto.
 
“Pensamos no bem-estar animal e bem-estar social. O homem pantaneiro estava ficando esquecido. As pessoas têm que entender que sempre vivemos na região e produzimos nessa região”, declarou.
 
 
O levantamento de dados é feito por meio de um software denominado FPS, desenvolvido pela Embrapa Pantanal, que possibilita acompanhar a evolução da sustentabilidade de cada propriedade.
 
A ferramenta faz parte do projeto e funciona como uma espécie de raio-x da fazenda, indicando seus pontos fortes, fragilidades, potencial produtivo e alternativas para melhorar os resultados.
 
A FPS consiste em fazer diagnósticos ambientais, sociais e econômicos em cada uma das 15 propriedades rurais assistidas, localizadas em cinco municípios do estado: Poconé, Cáceres, Rondonópolis, Itiquira e Barão de Melgaço.
 
Os trabalhos contam com um time de técnicos das entidades envolvidas que visitam as propriedades rurais periodicamente para fazer o levantamento das informações e orientam os produtores conforme as particularidades de cada fazenda.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet