Cuiabá, sábado, 18/05/2024
04:48:50
informe o texto

Notícias / Política

09/12/2021 às 07:28

Governo convocará municípios com cobertura vacinal contra covid-19 abaixo de 50%

O levantamento preocupou os gestores, que prometem tomar uma atitude quanto ao fato

Kamila Arruda

Governo convocará municípios com cobertura vacinal contra covid-19 abaixo de 50%

Foto: Secom-MT

A Secretaria de Saúde de Mato Grosso identificou que diversos municípios do Estado estão abaixo de 50% de cobertura vacinal contra a covid-19. O levantamento preocupou os gestores, que prometem tomar uma atitude quanto ao fato. O secretário de Saúde Gilberto Figueiredo (DEM) afirma que os prefeitos dessas cidades serão convocados para uma reunião junto ao Governo do Estado.

“Eu pedi um levantamento, recebi uma parcial que mostra uma preocupação com municípios com baixa cobertura vacinal. Um número grande de municípios que tem abaixo de 50% de cobertura vacinal da covid-19. Nós temos 450 mil doses da vacina estocada na nossa central e muitas doses nos municípios. Então, nós vamos fazer uma convocação desses municípios para uma reunião”, informou.

O integrante do primeiro escalão estadual ainda afirma que levará esse levantamento para o conhecimento do Centro de Operações em Emergência em Saúde Pública (COE-MT).

“Esse assunto será tratado inicialmente no COE. Já na sexta-feira eu tenho uma reunião do COSEME, que é da CIB, que também vou abordar sobre o assunto, e vamos fazer uma convocação para esses municípios que não estão conseguindo, com as suas estratégias, vacinar a população”, afirma.

Gilberto também reconhece que houve uma queda na procura pela vacina em todo o Estado. Para ele, isso se dá pela falta de interesse da população. “São várias condicionantes, mas eu acredito que a principal dela e a falta de interesse da população, porque quando não tinha vacina disponível o número de instituições e categorias que se colocavam como prioritários era imenso. Agora, a vacina está à disposição e existe um percentual grande da população que não está preocupado em vacinar”, completou.

O secretário acredita que, com a queda no número de óbitos e de internações, a população relaxou. “Nunca é só uma condicionante, um motivo, e um conjunto. Esse negacionismo de algumas autoridades em relação ao assunto, a acomodação da população que, como caiu o número de óbitos e o número de internados, tem essa impressão, essa sensação de que a pandemia já acabou”, finalizou.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet