Cuiabá, domingo, 28/04/2024
20:22:02
informe o texto

Notícias / Polícia

30/12/2021 às 16:38

Idoso de 71 anos é flagrado descartando lixo tóxico em Rondonópolis

Ele foi orientado a proceder o descarte seguindo as normas legais e, depois, foi levado para a delegacia

Leiagora

Idoso de 71 anos é flagrado descartando lixo tóxico em Rondonópolis

Foto: Assessoria

Um idoso de 71 anos foi flagrado descartando lixo tóxico na região da Mata Grande, em Rondonópolis, manhã dessa quarta-feira (29). Era por volta da 10h quando a equipe de fiscalização se deparou com a situação.

Segundo consta do boletim de ocorrência, os agentes de fiscalização da prefeitura faziam uma ronda nas imediações do Ecoponto do Campo Limpo e adjacências, quando se depararam com o ato irregular do descarte. 

Os agentes então realizaram a abordagem ao suspeito, que foi orientado a recolher o lixo já descarregado e o direcionaram para o local adequado que seria o Ecoponto da Mata Grande.

Todavia, devido ao tipo de material que estava sendo descartado - substâncias tóxicas ou perigosas à saúde humana ou ao meio ambiente, cujo descarte estava em desacordo com as normas de segurança - o suspeito foi orientado a fazer um cadastro e então proceder ao descarte no Aterro Sanitário, já que os Ecopontos não recebem esse tipo de material.

Depois disso, ele foi conduzido até a Delegacia de Polícia para os devidos registros e adoção das medidas de praxe referentes ao caso em si, que constitui Crime Ambiental e uma violação à Lei nº 9.605/1988 tipificada como: “abandonar substâncias tóxicas ou perigosas à saúde humana ou ao meio ambiente, ou as utiliza em desacordo com as normas de segurança”.

A Coordenação do Gabinete de Apoio à Segurança Pública GASP, pede à população que evite o descarte de lixo irregular em áreas não autorizadas. “Estamos engajados no projeto “Cidade Limpa” da Prefeitura que propõe tornar a sede do município mais humana, mais limpa, bonita e agradável para seus moradores”. E advertem: “estaremos diuturnamente nos finais de semana e feriados fiscalizando todos os bairros e regiões da cidade onde costumam acontecer as violações às normas ambientais (descarte irregular de lixo) para fazermos as respectivas identificações e responsabilizações pelas violações à legislação ambiental”.

 
Com informações da prefeitura
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet