Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
00:49:41
informe o texto

Notícias / Geral

05/01/2022 às 12:18

Cuiabá registra primeira morte por influenza A H3N2

Trata-se de uma mulher, de 68 anos, que estava internada em hospital privado na capital

Kamila Arruda

Cuiabá registra primeira morte por influenza A H3N2

Foto: Prefeitura de Cuiabá

Cuiabá registrou o primeiro óbito por influenza A H3N2. Trata-se de uma mulher,  de 68 anos que estava internada em hospital privado na capital. A morte foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá nesta quarta-feira (5).

A vítima veio a óbito no último dia 30. A Vigilância Epidemiológica foi notificada sobre a Síndrome Respiratória Aguda Grave da paciente no dia 20 do mês passado. 

No entanto, a confirmação de que se tratava do vírus H3N2 aconteceu apenas nesta terça (4), após o recebimento do laudo do exame e confirmação do Laboratório Central do Estado.

Conforme dados da Secretaria de Saúde, de dezembro até essa terça, foram registradas 134 internações de pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

Deste total, 44 foram confirmados, sendo 33 por influenza A, quatro por Influenza A H3N2, um por Influenza B, cinco por covid-19 e uma coinfecção por Influenza A H3N2 e covid-19.

O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB),  lamentou imensamente a morte da paciente, e pediu que a população continue seguindo as normas de bioseguranças impostas para combater a covid-19.

Segundo agerente da Vigilância Epidemiológica, Flavia Guimarães, as regras também devem ser aplicadas para evitar que o surto de influenza se propague ainda mais no município.  

"É importante reforçar que a Síndrome Gripal é transmitida pelas vias respiratórias, da mesma forma que a Covid-19. Precisamos manter todos os cuidados de prevenção, como lavagem das mãos, distanciamento social, uso de álcool 70%, uso de máscara, manter-se afastado de pessoas que apresentem sintomas, evitar aglomerações, para que não haja o contágio", enfatizou.

A profisisonal ainda ressaltar a necessidade da vacinação, tanto para a Covid-19, quanto para a Influenza. "No caso destas doenças que são imunopreveníveis, como as Influenzas e a Covid, quando a pessoa toma a vacina, diminui a possibilidade de ter uma evolução na doença com gravidade e de ter óbito. O importante é termos todos estes cuidados e aqueles que apresentarem sintomas devem buscar uma unidade de saúde para fazer avaliação e o acompanhamento dos profissionais de saúde”, alerta.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet