Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
11:35:05
informe o texto

Notícias / Política

07/01/2022 às 12:10

Após festas de final de ano, Chapada tem 40% de aumento de casos de síndrome gripal

Prefeito diz que não recebeu nenhuma recomendação formal da SES, porém secretario desaconselhou festividades

Paulo Henrique Fanaia

Após festas de final de ano, Chapada tem 40% de aumento de casos de síndrome gripal

Foto: Reprodução Instagram

A cidade de Chapada dos Guimarães (65 km de Cuiabá) começa a sentir os reflexos das festas de réveillon. Uma semana após os festejos, o município registra aumento significativo nos casos confirmados de covid-19 e de síndrome gripal.
 
De acordo com a Secretaria de Saúde do município, somente nos casos de síndrome gripal, o crescimento foi em torno de 40%. Quanto aos casos de covid-19, apenas no último dia 5, foram 22 pessoas diagnosticadas com a doença pandêmica.
 
A pasta afirma que os casos deram um salto de quarta (5) até esta sexta (7), passando de 22  para aproximadamente 40 pessoas com a covid-19.
 
Mesmo com todas as orientações da Secretaria Estadual de Saúde (SES) e até mesmo do secretário Gilberto Figueiredo pedindo aos prefeitos para não realizarem as festividades de ano novo, o prefeito Osmar Froner (MDB) autorizou a realização de um show nacional, que reuniu cerca de 30 mil pessoas na virada do ano.
 
Em entrevista concedida à rádio Vila Real na manhã de hoje, o prefeito alegou não ter recebido nenhuma orientação formal do governo para que não fossem realizadas as festividades, apenas recomendações informais. “Não houve nenhuma manifestação da secretara estadual de saúde dizendo que não devia ter as festas de ano novo. Não recebemos nenhuma informação oficial, nem através de decreto estadual”, disse o prefeito.

Neste contexto, vale ressaltar que o Supremo Tribunal Federal (STF) consolidou entendimento, no início da pandemia, que cabe aos gestores municipais decidir sobre quais medidas de enfrentamento serão adotadas nas respectivas cidades. 
 
Froner justificou que, quando a decisão de realizar o réveillon foi tomada, os indicadores estaduais e municipais eram positivos e apontavam apenas um pequeno número de casos, tanto de covid-19 quanto de síndrome gripal.
  
Apesar dos inúmeros alertas de que as festas provocariam elevação dos casos, o prefeito fala em "tentar entender o que provocou os crescimentos dos casos".
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet