Cuiabá, quarta-feira, 08/05/2024
10:40:12
informe o texto

Notícias / Geral

31/01/2022 às 13:37

MP pede suspensão de lei que proíbe passaporte vacinal em Matupá

Para o MP, lei extrapola competência reconhecida aos municípios diante da pandemia

Leiagora

MP pede suspensão de lei que proíbe passaporte vacinal em Matupá

Foto: Assessoria

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT) entrou com pedido na Justiça, nesta segunda-feira (31), para suspender a Lei Municipal 1.252/2021, que proíbe a exigência de apresentação de comprovante de vacinação contra a covid-19 na cidade de Matupá.

O pedido foi por intermédio do procurador-geral de Justiça, José Antônio Borges Pereira, que entrou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade, com pedido liminar, requerendo a suspensão dos efeitos da lei em Matupá.

A norma, aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pela prefeitura, impede a exigência da carteira de vacinação como condição de acesso e frequência a locais e serviços públicos e privados.

O MPMT argumenta que a lei municipal questionada extrapola a competência reconhecida aos municípios, no que diz respeito às medidas de restrição à liberdade adotadas no enfrentamento da pandemia.

Além disso, interfere indevidamente nas atribuições da Secretaria Municipal de Saúde, órgão do Executivo legitimado a disciplinar a questão envolvendo a tomada de ações de vigilância epidemiológica e sanitária de combate à covid-19, violando o princípio da separação de poderes.

Acrescenta ainda que a Lei Municipal 1.252/2021 enfraquece os esforços adotados até o momento para o combate ao coronavírus.

O MPMT ressalta que a vacinação obrigatória – não vacinação forçada – é levada a efeito a partir de ações e medidas indiretas que não sejam invasivas, aflitivas ou coativas.

Até a semana passada, taxa de ocupação em Mato Grosso estava em 83,11% para UTIs adulto e em 43% para enfermaria adulta. 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet