Cuiabá, domingo, 28/04/2024
21:28:54
informe o texto

Notícias / Geral

11/02/2022 às 13:32

Com estoque cheio, MT está com dificuldades de armazenar vacinas contra covid-19

A maior dificuldade é com relação à vacina Pfizer, uma vez que há prescrição especifica de armazenamento

Da Redação - Kamila Arruda / Da Reportagem Local - Denise Soares

Com estoque cheio, MT está com dificuldades de armazenar vacinas contra covid-19

Foto: Michel Alvim / Secom-MT

O Governo do Estado está com dificuldade para armazenar as vacinas contra a covid-19. A informação é do secretário de Saúde Gilberto Figueiredo (DEM), que afirma que a pasta está fazendo um planejamento estatístico para dar vazão aos imunizantes por meio da aplicação da quarta dose. O democrata afirma que a maior dificuldade é com relação à vacina Pfizer, uma vez que há prescrição especifica de armazenamento.

O integrante do primeiro escalão estadual afirma que Mato Grosso tem mais de 600 mil doses estocadas para atender aos municípios, tanto para adultos, quanto para crianças, incluindo as doses de reforço.

“Essa vacina, especialmente da Pfizer, requer condições especiais de armazenamento, elas têm que ser armazenadas a -80ºC. E nós temos hoje mais de 600 mil doses de vacinas estocadas e por isso vamos dar vazão, ampliando a vacinação daquelas pessoas que precisam, ampliando a sua imunidade”,  disse, citando o planejamento para o início da aplicação da quarta dose.

Veja também - MT pode iniciar 4° dose na próxima semana


Nesse sentido, ele chama a atenção da população para o cumprimento de todo o esquema vacinal, que inclui primeira e segunda dose, e a primeira segunda e as doses de reforço. "As doses de reforço foram criadas porque ela é importante. Então, não dá para as pessoas acreditarem que simplesmente com as duas doses já estão totalmente seguros", frisou.

Gilberto afirma que é de extrema importância a população se vacinar com as doses de reforço, pois os registros da doença em fase mais grave têm sido de pessoas que não tomaram as doses de reforço ou não se vacinaram.

“A maioria dos pacientes que está ficando na forma grave, que está sendo internado, que está demandando de leitos de UTI e que está indo a óbito é da faixa etária acima dos 60 anos, e a maioria esmagadora e aqueles que não cumpriram o esquema vacinal completo”, finalizou.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet