Cuiabá, domingo, 28/04/2024
14:56:11
informe o texto

Notícias / Geral

12/02/2022 às 09:14

Mais de 900 pessoas foram intoxicadas ou envenenadas por animais peçonhentos em 2021

Centro de Informações Antiveneno do HMC orienta cuidados preventivos e informa telefone de urgência

Priscila Mendes

Mais de 900 pessoas foram intoxicadas ou envenenadas por animais peçonhentos em 2021

Foto: Davi Valle / Prefeitura de Cuiabá

Em 2021, houve 913 atendimentos no Centro de Informações Antiveneno (Ciave), instalado no Hospital Municipal de Cuiabá “Dr. Leony Palma de Carvalho” (HMC). A unidade é referência no atendimento aos casos de envenenamentos por animais peçonhentos e não peçonhentos e pelos casos de intoxicações por diversos agentes.

Segundo o setor, o número corresponde ao atendimento de pacientes da capital e de outros municípios do Estado. O maior número de acidentes registrados foi com escorpiões, totalizando 463 casos, seguido por serpentes com 234 casos. A unidade 
funciona há 35 anos.

O médico José Antônio de Figueiredo é o coordenador do setor e explica que os casos de envenenamentos por serpentes e escorpiões são frequentes devido à sazonalidade dos acidentes por animais peçonhentos, principalmente, além dos casos de intoxicações em geral.

“É no período chuvoso que acontece com mais frequência acidentes por animais peçonhentos, principalmente em locais próximos a grandes áreas verdes. Na nossa região, o tipo de serpente mais comum e que mais causa acidentes é a jararaca”, o coordenador.

Os pacientes quando chegam à unidade são atendidos primeiramente na emergência. Os atendimentos são feitos de forma presencial e via telefone pelos plantonistas do setor. O Disque Intoxicação é o 0800 722 6001.

Cuidados

Os cuidados em relação aos acidentes com escorpião, que são geralmente urbanos, são os de vedar frestas nas paredes das casas, limpar os terrenos baldios, colocar soleiras nas portas, afastar camas e berços das paredes, vistoriar roupas e calçadas antes de usá-los, manter quintais limpos, evitar acúmulo de entulhos, evitar colocar a mão em buracos sob pedras e troncos podres, evitar acúmulo de detritos e entulhos no terreno, principalmente aqueles que podem atrair baratas e servir de abrigo para escorpião, preservar os inimigos naturais de escorpiões, como aves de hábitos noturnos (coruja), sapos e galinhas d’angola.

Em relação aos acidentes com cobra, a forma de prevenção é evitar andar em locais de muita mata e escuros, usar botas e luvas, principalmente quando for colocar a mão em locais que tenham pilhas de lenha ou pedras.

Orientações em casos de acidentes com animais peçonhentos e não peçonhentos e intoxicações

Em casos de picadas de cobra, escorpiões e aranhas, uma das orientações é levar o animal ao hospital, caso seja capturado, ou foto, para ajudar na identificação do tipo de acidente.

Nos casos de intoxicações de uma maneira em geral, ter cuidado com os medicamentos, guardá-los em locais distantes das crianças, para que elas não os ingiram, ter cuidado com os produtos de limpeza doméstica, evitar mudança de recipientes de produtos químicos, pois, às vezes, as pessoas se confundem.

É importante ter cuidado também com as plantas, pois muitas são tóxicas. Evitar chás e não alimentar-se delas sem saber o efeito tóxico de cada uma, usar equipamento de proteção individual (EPI), como luvas, óculos, jalecos, aventais e outros.

Nos casos de manipulação de venenos (inseticidas) e nos casos de intoxicações, sempre que o paciente for ao hospital, procurar levar as caixas ou recipientes dos produtos para ajudar no diagnóstico da intoxicação.

 
Com assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet