Cuiabá, domingo, 28/04/2024
21:09:15
informe o texto

Notícias / Geral

13/02/2022 às 17:22

Estudantes da UFMT fazem manifesto pedindo retorno de aulas presenciais

Entidade estudantil publicou carta aberta com os argumentos e listou possíveis prejuízos nos quase dois anos de aulas remotas

Priscila Mendes

Estudantes da UFMT fazem manifesto pedindo retorno de aulas presenciais

Foto: Reprodução Instagram

Entidades representativas dos estudantes se reuniram no fim da tarde de sábado (12) para pedir retorno das aulas presenciais na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Para chamar para reunião presencial, realizada na praça em frente ao Restaurante Universitário (RU), a União Estadual de Estudantes (UEE/MT) publicou uma carta aberta.

No documento divulgado no instagram da entidade estudantil, que até a publicação desta matéria tinha 462 curtidas, os estudantes argumentavam que “após quase dois anos de pandemia, a sociedade se depara com uma lenta e gradativa volta ao ritmo das atividades pós coronavírus, com a taxa de letalidade em baixa e os níveis de vacinação entre a população cada vez mais altos”, motivos que justificariam o retorno presencial das aulas.

Portando cartazes com dizeres como “A Educação não pode parar”, “Chega de EaD” e “Presencial Já”, e empunhando gritos de guerra como “A nossa luta é todo dia, educação não é mercadoria”, o grupo de estudantes assinaram a carta.

 


Segundo a argumentação do documento, os 23 meses sem aulas presenciais provocaram queda de desempenho; evasão escolar; prejuízo no aprendizado das disciplinas práticas, evidenciaram a desigualdade social que há entre os estudantes, tendo em vista que nem todos tem o necessário acesso à internet e demais tecnologias, a exemplo de um computador e local adequado para estudo; e impacto na saúde mental pela suspensão das vivências cultural e esportiva e de projetos de extensão.

"O ensino à distância, por mais que tenha nos proporcionado a oportunidade de continuar estudando durante a pandemia, se mostrou extremamente precário e desigual quando se trata de inclusão e aproveitamento”, diz trecho do documento.

O retorno presencial, no entanto, deve acontecer cumprindo medidas de biossegurança, como uso de máscaras faciais e álcool em gel. A UEE/MT "se posiciona a favor de um retorno presencial ou híbrido seguro para as aulas na UFMT. [...] queremos todos os estudantes seguros e protegidos dentro das salas de aula".

Além de dezenas de alunos, foi possível observar bandeiras da UEE/MT, da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da Juventude Revolução, do Partido dos Trabalhadores (PT).


 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet