Cuiabá, sábado, 04/05/2024
00:32:12
informe o texto

Notícias / Política

03/03/2022 às 16:02

Janela partidária deve movimentar a Assembleia Legislativa

Neste ano, a janela vai de 03 de março a 1º de abril

Kamila Arruda

Janela partidária deve movimentar a Assembleia Legislativa

Foto: AL-MT

As movimentações políticas na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) devem se intensificar neste período pós Carnaval devido à abertura da janela partidária. A partir desta quinta-feira (3), os deputados estaduais já podem trocar de partido sem correr o risco de perderem o mandato.

Até o momento, seis parlamentares já garantiram que deixarão seus partidos de origem para se filiar em uma nova agremiação, a fim de garantir a permanência na Casa de Leis no pleito de outubro deste ano.

Trata-se de Delegado Claudinei (UB), Dr. Gimenez (PV), Faissal Calil (PV), Gilberto Cattani (UB), João Batista (Pros) e Ulysses Moares (UB).

Claudinei, Cattani e Ulysses, membros do antigo PSL, vão abandonar o partido por conta da fusão com o Democratas (DEM). Os três devem migar para o PL, em razão da
 filiação do presidente Jair Bolsonaro, onde buscarão a reeleição.

Já os parlamentares do Partido Verde (PV) buscarão se acomodar em outra sigla por conta da falta de musculatura da legenda no que tange à formação das chapas proporcionais. Além disso, os parlamentares não comungam com a ideia de federação que vem sendo discutida a nível nacional com o PT, PSDB e PCdoB.

João Batista, por sua vez, deixará o Pros por divergências internas com a ex-superintendente do Procon Estadual, Gisela Simona, que também é filiada ao partido.

O parlamentar, que até recentemente era presidente estadual da sigla, se diz vítima de retaliação após ser destituído do cargo de forma abrupta por ter se recusado a expulsar um membro do partido. Ele afirma ter sido alvo de "fogo amigo" da candidata derrotada à Prefeitura de Cuiabá, Gisela Simona.

Diante disso, João Batista irá migrar para o Progressista, afim de reforçar a chapa proporcional da legenda. Atualmente, o PP possui apenas um representante na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Paulo Araújo.

A janela partidária é uma brecha existente na legislação eleitoral que permite que políticos com mandato troquem de partido sem perder o cargo por infedelidade partidária. Neste ano, a janela vai de 3 de março a 1º de abril.

O único parlamentar que não esperou a abertura da janela partidária para trocar de legenda foi o deputado estadual Elizeu Nascimento. Ele conseguiu a liberação do PSL para seguir Bolsonaro, e se filiou no Partido Liberal no mês passado.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet