Cuiabá, sábado, 04/05/2024
00:56:20
informe o texto

Notícias / Política

05/03/2022 às 16:00

Em 20 legislaturas, Câmara só contou com 11 mulheres no Parlamento

Atualmente, a Casa de Leis tem representantes vereadoras no mandato: Edna Araújo (PT), Michelly Alencar (UB) e Maria Avallone (PSDB)

Kamila Arruda

Em 20 legislaturas, Câmara só contou com 11 mulheres no Parlamento

Foto: Câmara de Cuiabá

A Câmara Municipal de Cuiabá está em sua 20ª Legislatura e, neste período, somente 11 mulheres foram eleitas vereadoras pela Capital. Atualmente, o Parlamento Municipal conta com apenas três representantes do sexo feminino.

Trata-se das vereadoras Edna Sampaio (PT), Michelly Alencar (UB) e a suplente Maria Avalone (PSDB), que ocupa a vaga do vereador Renivaldo Nascimento (PSDB), licenciado para comandar a Secretaria de Meio Ambiente do município.

Edna e Michelly foram eleitas em 2020 com 2.902 e 2.841 votos válidos, ficando na oitava e nona posição geral, respectivamente. As vereadoras assumiram uma cadeira no Parlamento Municipal em janeiro de 2021, após quatro anos sem representatividade feminina na Câmara de Cuiabá. Isso porque, a 19ª legislatura não contou com representante feminina em seus quadros.

O período que mais contou com participação feminina foi na 15º legislatura. Na oportunidade, a Casa de Leis contou com quatro vereadoras mulheres, sendo elas Chica Nunes, Lueci Ramos, Verinha Araújo e Enelinda Scala.

Destas, Chica e Lueci vinham de uma reeleição. Na 14ª legislatura elas já representavam o público feminino no Parlamento Municipal. As ex-vereadoras, inclusive, ficaram na Casa por quatro e três mandatos, respectivamente.

A primeira eleição de uma mulher ao Legislativo Cuiabano ocorreu 19 anos após a conquista do voto feminino, com a eleição de Etevina Abalém em 1951 que, inclusive, chegou a ocupar o cargo de primeira-secretária da Câmara.

A segunda a assumir uma vaga no Parlamento Municipal foi Nazareth Hans, que ficou na Câmara de Cuiabá por seis mandatos consecutivos. Ela tomou posse pela primeira vez em janeiro de 1955, no início da segunda legislatura. Hans entrou para a história do Legislativo por ter sido a mulher que mais teve mandato em Cuiabá.

Já em 1965, durante a terceira legislatura, a Câmara de Cuiabá teve a sua primeira presidente mulher, a então vereadora Ana Maria do Couto, que assumiu em 1963 e ficou na Casa por quatro anos.

Após a sua saída, a mulher só foi voltar a ter uma represente no Parlamento Municipal 30 anos depois, quando Beatriz Spinelli foi eleita. Ela assumiu em 1993 e ficou até 1996, quando se findou a 13ª legislatura.
 
Sala da Mulher
 
Em março de 2020, o Parlamento Municipal passou a contar com a Sala da Mulher Maria Vereadora Nazareth Hahn. O espaço foi criado com a finalidade de tratar de assuntos ligados às necessidades e empoderamento feminino, e ainda promover ações de cunho social.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet