Cuiabá, quinta-feira, 02/05/2024
03:43:19
informe o texto

Notícias / Política

15/03/2022 às 07:55

Pátio fica em cima do muro, mas define rumo político até 31 de março

O prefeito disse que independente de ser candidato, trabalha no projeto político para eleger Lula para presidente

Da Redação - Alline Marques / Reportagem local - Angélica Callejas

Pátio fica em cima do muro, mas define rumo político até 31 de março

Zé do Pátio tem até dia 2 de abril para renunciar a prefeitura

Foto: Angélica Callejas / Leiagora

O prefeito de Rondonópolis, José Carlos do Pátio (Solidariedade), é um dos líderes do projeto da esquerda para garantir um palanque forte para o ex-presidente Lula em Mato Grosso. Apesar de ser cotado para disputar a eleição para governador, o chefe do Executivo, que precisaria renunciar o comando da prefeitura para encarar o pleito, deve deixar para o fim do prazo, que encerra em 2 de abril. 

Até o momento, o prefeito ainda evita carimbar seu nome na briga pelo comando do Palácio Paiaguás. Ele esteve em Cuiabá nessa segunda-feira (14), no escritório da deputada federal Rosa Neide (PT), em encontro com lideranças da esquerda, que reuniu além da parlamentar, o ex-prefeito Percival Muniz, o deputado Ludio Cabral e outros vereadores e prefeitos ligados aos PV, PC do B e PT. Os três partidos devem se federar na disputa nacional, o que força uma composição em nível estadual. 

“O objetivo foi organizar a nossa chapa para a candidatura de deputados federais e estaduais e organizar a campanha pró-Lula. Abrimos o debate para levar o nome do presidente Lula para Mato Grosso. Estamos arredondando a federação de apoio à candidatura de Lula e estamos otimistas. Vamos contar com lideranças em vários pontos de forma estratégica para fortalecer as chapas proporcionais e majoritária”, afirmou Pátio, logo após deixar a reunião. 

O prefeito contou que na reunião que teve com Lula e outras lideranças mato-grossenses, o ex-presidente pediu para estruturar um palanque forte no estado. Porém, quando questionado diretamente sobre uma candidatura, Pátio não bate o martelo. 

“Eu estou no projeto de fortalecimento da candidatura do Lula. (...) Estamos discutindo o projeto que queremos para Mato Grosso e o grupo está amadurecendo o debate. O meu prazo está limitado. Até 31 de março, mas independente de uma candidatura minha, estamos no projeto para eleger Lula”, afirmou. 

Além de Pátio, o grupo trabalharia os nomes de Percival Muniz, da ex-reitora da UFMT, Maria Lúcia (PC do B), e dos petistas Ludio Cabral e Rosa Neide. No entanto, o parlamentar estadual já teria descartado a possibilidade de encarar uma disputa majoritária e sugere que o PT indique uma mulher para a disputa ao Executivo. O petista, inclusive, concorreu ao governo em 2014 e acabou derrotado por Pedro Taques. 

O projeto em torno da eleição de Lula também acabou por aproximar Percival e Pátio, que foram adversários na eleição de 2016 em Rondonópolis. Atualmente, ambos concordam que o país precisa eleger Lula e nadam contra a onda bolsonarista que ainda é maioria em Mato Grosso.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet