Cuiabá, sábado, 27/04/2024
19:03:48
informe o texto

Notícias / Política

23/03/2022 às 09:19

Mauro diz que leis no país impedem crescimento do turismo

Parque Novo Mato Grosso deve ser um atrativo em Cuiabá com possibilidades de competições internacionais como GP de moto velocidade e a Stock Car

Débora Siqueira

Mauro diz que leis no país impedem crescimento do turismo

Foto: Michel Alvim/Secom-MT

O governador Mauro Mendes (União) comparou a pujança do turismo em Dubai, que há 30 anos era apenas deserto, com o Brasil, cujo segmento é uma grande fonte de renda, mas não consegue avançar diante dos entraves burocráticos impostos pelas legislações.
 
“Lá em Dubai, por exemplo, para dentro do mar constrói ilha, constrói não sei o que, aqui no Brasil, você não pode nem chegar perto da beira dum rio, do oceano, que já querem te prender. Você corta uma árvore na beira dum rio aqui, é crime. Então, aqui é como se quisesse manter o Brasil com a infraestrutura precária. A nossa lei, com todo respeito, é uma lei burra. Se criou nesse país uma lei antiga, é uma lei que ela não é inteligente”, argumentou durante entrevista a rádio Jovem Pan, nessa terça-feira (22).
 
O governador disse que o fomento ao turismo passa também pelos investimentos em infraestrutura para se chegar aos locais, além da qualidade dos serviços. Mauro admite que copia exemplos bem sucedidos para que possam ser implantados em Mato Grosso.
 
“Se está dando certo, nós temos que fazer. Isso passa necessariamente por criar boas infraestrutura de acesso. Achar que o turista vem pra andar em atoleiro, andar no meio de mato é 5% do turista que gosta disso, os outros 95% quer sair de casa, mas não quer passar perrengue, gosta de conforto e de ter alternativas. Quer boa estrada para ir e voltar com facilidade”, disse.
 
O governador comentou que uma das obras importantes são as obras do Parque Novo Mato Grosso. Será construído um viaduto na rodovia Emanuel Pinheiro para não atrapalhar o fluxo de quem segue para Chapada dos Guimarães. Mauro aposta que a estrutura será usada para a realização de grandes eventos para até 80 mil pessoas, com estacionamento para 12 mil carros.
 
“Ali nós vamos ter autódromo, nós vamos ter kartódromo, tudo com padrão, com capacidade de sediar grandes corridas nacionais e talvez até internacionais. Vamos ter áreas de motocross, pista de caminhada, lago, área pra shows”.
 
Uma das possibilidades é trazer corridas da Fórmula Truck, Stock Car, sendo atrativo para trazer turistas de outros estados para assistir aos eventos. Outra proposta é montar uma pista para competições internacionais de moto.
 
Ele disse que já pediu aos engenheiros que faça a pista com padrões internacionais, e que no Brasil não há nenhum autódromo no Brasil habilitado para corridas com motos. Como o de Mato Grosso está sendo construído agora, a ideia é fazer dentro dos parâmetros para conseguir trazer um GP de moto velocidade em Cuiabá.
 
“Vamos colocar 100 mil pessoas aqui, vai ser o maior evento que essa cidade já viu. Vai vir gente da América Latina. Motoqueiros gostam muito, eles são fanáticos, andam longe por causa de um evento desse. Tem aqui na América do Sul um autódromo lá na Argentina, no Sul da Argentina, vai brasileiro de tudo quanto é canto aqui, desce pra lá, vai de moto, vai de avião, vai de carro, vai de qualquer jeito. Então, isso vai colocar Mato Grosso na rota dos grandes eventos”.
 
O governador ainda citou outras obras em andamento como a orla dos municípios de Santo Antônio de Leverger, Luciara, São Félix do Araguaia e em Barão de Melgaço. Cáceres e outro município que também vai receber a melhoria na orla. A proposta é gerar emprego, renda e atrair visitantes.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet