Cuiabá, sábado, 04/05/2024
20:53:04
informe o texto

Notícias / Política

22/04/2022 às 14:46

Medeiros defende anistia a Daniel Silveira para garantir candidatura em 2022

Parlamentar assina projeto de lei com outros 52 parlamentares para extinguir todas investigações contra Daniel

Jardel P. Arruda

Medeiros defende anistia a Daniel Silveira para garantir candidatura em 2022

Foto: Divulgação

O deputado federal José Medeiros (PL) e outros 52 parlamentares assinam projeto de lei que propõe anistia ao deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ) de todos os crimes e garantir direitos políticos. O projeto foi idealizado pela deputado federal Carla Zambelli (PL-SP) e será protocolizado nesta sexta-feira (22). Se for aprovada, a proposta garante a Daniel o direito de ser candidato em 2022.

“O STF condenou, nesta quarta-feira (20), o deputado Daniel a oito anos e nove meses de prisão e o deixou inelegível por crime de opinião, mas cumprindo e defendendo a Constituição o presidente da República concedeu o indulto e ressaltou que a liberdade de expressão é o pilar essencial da sociedade em todas as suas manifestações. Tudo que o Brasil precisa é de um líder com coragem para defender o que é certo. O presidente Bolsonaro lavou a alma de todos nós brasileiros. Agora, vamos apresentar o projeto que propõe anistia para garantir os direitos políticos do Daniel”, disse Medeiros que é vice-líder do governo Bolsonaro na Câmara Federal.

Para a imprensa, Carla Zambelli explicou que o projeto tem como objetivo extinguir toda a investigação e as punições impostas ao deputado carioca decorrentes da decisão do STF.

 “Espero, de verdade, que os eleitores ajudem a pressionar os seus deputados e a gente possa passar com a máxima urgência essa lei e dar anistia a Daniel Silveira”, disse Zambelli. A parlamentar afirma que o projeto tem como base a lei 6.683/1979, que tem o objetivo de dar anistia política.

Os parlamentares que assinaram o projeto temem que o perdão concedido pelo presidente a Silveira pode não garantir ao parlamentar o direito de ser candidato no pleito deste ano. Outro fato que reforça a necessidade de aprovar o projeto é que o decreto presidencial deve ser contestado no STF e na Câmara Federal.

Além do projeto, Medeiros pressiona o presidente da Câmara Federal, deputado Arthur Lira (PP-AL), para que a decisão final sobre o mandato de Daniel seja do plenário da Casa de Leis. Para o parlamentar mato-grossense, Lira deve cumprir a Constituição Federal e colocar em votação a sustação do processo de cassação.

 
Com informações da assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet