Cuiabá, domingo, 28/04/2024
20:35:29
informe o texto

Notícias / Geral

25/04/2022 às 16:45

Sema irá prestar esclarecimentos sobre Parque Serra de Ricardo Franco em comissão da AL

A secretária de Meio Ambiente alegou ainda que o governo tem cumprido o TAC e estruturado um plano de manejo para implantação oficial do parque

Da redação - Angélica Callejas / Da reportagem local - Jardal P. Arruda

Sema irá prestar esclarecimentos sobre Parque Serra de Ricardo Franco em comissão da AL

Foto: Marcos Vergueiro/Secom-MT

A secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, anunciou que a Sema será convocada pela Assembleia Legislativa (AL) nos próximos dias para depor a respeito do Parque Serra de Ricardo Franco. A declaração foi feita em coletiva nesta segunda-feira (25), no Palácio Paiaguás.

Conforme Mauren, a oitiva será realizada pela Comissão de Meio Ambiente da AL, na qual serão levantados questionamentos sobre o cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado em 2017, na gestão anterior, para efetivar a criação da unidade de conservação.

Leia também - Mauro alega desconhecer ações no Parque Serra Ricardo Franco e prefere não polemizar

A secretária relatou desconhecer a justificativa da Casa Legislativa para propor a extinção do Parque, mas que acredita ser por falha do Estado em regulamentar a unidade ambiental. “A gente vai ouvir a Assembleia, até para que eu possa me manifestar. Mas eu acredito que exista alguma desconformidade em relação a ausência do Estado, desde a criação dele [parque], em regular o parque, que é uma preocupação do governo do Estado na atual gestão”.

De acordo com Mauren, o governo tem cumprido o TAC e estruturado um plano de manejo para implantação do Parque Serra de Ricardo Franco. Segundo a secretaria, está sendo elaborado o georreferenciamento da unidade em parceria com o Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat), e também tem sido planejado um módulo de desenvolvimento de compensação ambiental, para que seja realizada a regularização fundiária do Parque.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet