Cuiabá, segunda-feira, 06/05/2024
03:32:14
informe o texto

Notícias / Geral

14/05/2022 às 08:19

Movimentação da corrida ao Senado e rejeição à Ester Tigresa estão entre as mais lidas

Além dessas, um acordo entre o Governo e a Justiça do Trabalho, para quitar salários de funcionários do Hospital São Luiz ocupa o primeiro lugar

Angélica Callejas

Movimentação da corrida ao Senado e rejeição à Ester Tigresa estão entre as mais lidas

Foto: Leiagora

A aproximação das Convenções Partidárias tem tornado mais acirrada as movimentações políticas no Estado. A disputa entre os pré-candidatos ao Senado, o deputado federal Neri Geller (PP) e o senador Wellington Fagundes (PL) cada vez mais tem feito os apoiadores tomarem partido público de uma causa. Entretanto, com o suporte do correligionário Jair Bolsonaro (PL), Fagundes parece estar à frente da corrida, e aos poucos estrangula a pré-candidatura de Neri.

Tema polêmico, a recente filiação da atriz de filmes pornográficos, Ester Tigresa, no Partido dos Trabalhadores (PT), foi discutida por várias semanas no meio político, momento que a deputada estadual Janaina Riva (MDB) comentou que Ester não seria bem vinda em seu partido. Isso porque, conforme citado pela parlamentar, a política já é vista de forma jocosa no Brasil, e a admissão da atriz seria motivo de chacota.

Nesta semana também aconteceu o falecimento da artista Hend Santana. Representante de diversos espectros com pouca visibilidade, sendo trans, negra e gorda, a publicitária servidora do Estado deixou o cenário cultural mato-grossense lastimoso com sua prematura partida. Em homenagem à Hend, o Plenário da Assembleia votou moção de pesar e decretou três dias de luto em memória da artista.

1. Governo repassa à Justiça R$ 1,2 milhão para quitar salários de trabalhadores do Hospital São Luiz

Um acordo foi firmado com a Justiça do Trabalho para que os servidores recebessem o valor pelo trabalho prestado, sendo o repasse equivalente ao pagamento dos serviços prestados no mês de março de 2022 pelo Hospital São Luiz, que tinha contrato com o Estado. A unidade era gerida pela empresa Pró-Saúde e atualmente funciona como um anexo do Hospital Regional de Cáceres. 

2. Bolsonaristas querem união em nome de Wellington ao Senado
 
Em evento no dia 6 de maio, em Guarantã do Norte, diversos bolsonaristas de Mato Grosso voltaram a defender que o grupo se una em torno do nome de Wellington Fagundes (PL) ao Senado Federal, como pediu o presidente Jair Bolsonaro.  O empresário Reinaldo Morais, que coordena a campanha do presidente em todo Estado, ratificou o discurso do deputado e pediu que, além de apoiar Wellington, o grupo não cometa o mesmo erro de 2020, quando lançaram mais de um candidato da direita e perderam a cadeira.
 
3. Movimento suprapartidário em prol de Geller reúne 800 lideranças em Alta Floresta

Representantes dos quatro partidos que integram o Movimento “Avança Mato Grosso” assinaram no dia 6 de maio uma Carta de Princípios que aborda questões sociais a serem trabalhadas pelo grupo, além de propor um grande debate sobre o desenvolvimento e avanços nos 141 municípios mato-grossenses. De acordo com o senador Carlos Fávaro, a carta e o lançamento deste movimento  na região Norte trazem a expectativa de avanços no cenário político.

4. Ester Tigresa não seria bem-vinda no MDB para evitar chacota

A deputada Janaína Riva (MDB) disse que a atriz de filmes eróticos Ester Tigresa não seria bem-vinda e não seria filiada ao partido devido a forma que ela é exposta na mídia. Conforme a parlamentar, os motivos não seriam por questões morais, mas pela chacota com o partido, algo que o PT passou a experimentar. Contudo, a deputada diz que depois que a atriz foi filiada, a direção revogar a filiação após o prazo eleitoral, prejudica uma candidatura e priva a jovem de colocar o nome para disputa eleitoral durante as convenções.

5. Luto na Cultura

Artistas e classe cultural lamentam a morte da cantora e compositora cuiabana Hend Santana, que faleceu por volta das 3h30 desta quarta-feira (11), na própria residência. Hend, mulher trans, 30 anos, era publicitária e servidora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, atuava na Rádio Assembleia e desenvolvia um relevante trabalho musical autoral, com defesa de temáticas importantes para as comunidades LGBTQIA+ e negra e combatia a gordofobia.

6. Caminhoneiros são roubados, sequestrados e agredidos por três dias

Dois caminhoneiros de 36 e outro de 45 anos foram libertados no final da tarde de sexta-feira (06), após três dias em cárcere privado. Eles foram alvo de assalto e os veículos com carga roubados do pátio de um posto de combustível em Cuiabá, na terça-feira (03). Durante o período que estiveram sob poder dos criminosos, eles foram agredidos com coronhadas e forçados a ingerir medicamentos que afetava psicomotor. Eles ainda eram obrigados a manter contatos com familiares e agir naturalmente para não levantar suspeitas.

7. Contratação de falsos médicos pode entrar na mira da CPI da Saúde

O presidente da CPI da Saúde, vereador tenente-coronel Paccola (Republicanos) disse, em coletiva na Câmara Municipal no dia 5, que irá aguardar a conclusão da fase de inquérito da Operação Chacal para pedir compartilhamento de provas e levar o caso para o escopo da CPI da Saúde. A operação investiga a contratação de falsos médicos no antigo Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá, Conforme Paccola, ele acredita que nos próximos 120 dias, novas operações policiais devem ocorrer na área da saúde e da gestão da prefeitura.

8. Líder de Mauro na AL, Dilmar diz que apoia Bolsonaro e Neri Geller

O deputado estadual Dilmar Dal Bosco (União Brasil) durante participação no movimento Avança Mato Grosso, na noite de sexta-feira (6) em Alta Floresta, reafirmou seu apoio ao pré-candidato ao Senado, Neri Geller (PP) e à reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL). Mesmo com a aproximação do União Brasil com o PL, aproximando o governador Mauro Mendes (União Brasil) e o presidente Bolsonaro, Dilmar assumiu compromisso de apoiar Neri Geller e não a reeleição do senador Wellington Fagundes (PL), demonstrando que há um racha no União Brasil sobre qual dois candidatos que devem apoiar.

9. AL aprova, pela 2º vez, projeto que garante fornecimento de remédios à base de canabidiol

Com três votos contrários, a Assembleia Legislativa aprovou o projeto de lei que trata sobre o fornecimento de medicamento à base de canabidiol pelo sistema público de saúde de Mato Grosso. A aprovação da matéria ocorreu durante sessão ordinária desta quarta-feira (4). O projeto de lei torna obrigatório o fornecimento, por parte do governo do Estado, através do SUS, de medicamentos à base de canabidiol para pacientes em condições médicas debilitantes, como câncer, glaucoma, HIV, entre outras.

10. Aprovado PL que proíbe construção de usinas hidrelétricas no rio Cuiabá

O projeto de lei 957/2019, que proíbe a construção de usinas hidrelétricas em toda extensão do rio Cuiabá, foi aprovado em segunda, com 12 votos e duas abstenções, na sessão desta quarta-feira (4) na Assembleia Legislativa. Após debate entre os parlamentares, houve tentativa de pedido de vistas, mas foi indeferido depois de parecer jurídico. O autor do projeto, deputado Wilson Santos (PSD), em um discurso acalorado, relatou que houve transtorno para que o PL tramitasse na Casa, e ainda insinuou uma tentativa de intimidação e aliciamento dos colegas de parlamento favoráveis à matéria. 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet