Cuiabá, sexta-feira, 03/05/2024
11:11:02
informe o texto

Notícias / Política

15/05/2022 às 14:00

Deputado defende Secretaria Especial para ajudar indígenas a saírem da miséria

A proposta é fomentar e auxiliar os povos que desejam ir para agricultura, turismo e deixar de ser dependentes de auxílios sociais

Da Redação Débora Siqueira / Reportagem Local Jardel P. Arruda

Deputado defende Secretaria Especial para ajudar indígenas a saírem da miséria

Foto: Dan Loth/Assessoria

O deputado estadual Xuxu Dalmolin (UNIÃO) defendeu, por meio de requerimento, a criação da Secretaria Especial dos Povos Indígenas. A proposta é expandir e aprimorar o trabalho desenvolvido pela atual Superintendência de Assuntos Indígenas, trazendo autonomia em sua administração e gestão recursos a serem aplicados. Além disso, a ideia é fomentar a infraestrutura às etnias que queiram levar desenvolvimento econômico e social dentro das aldeias.
 
“Mato Grosso hoje é o estado que está na vanguarda na produção sustentável, através de organização em cooperativas indígenas. Também há parcerias como nós vimos lá com os Xavantes na produção agrícola. Atividades como o turismo indígena também vem crescendo. A gente precisa profissionalizar mais a estrutura, criar uma condução melhor nesses povos ter o poder público mais presente”, defendeu.
 
Xuxu citou também como exemplo os exemplos de etnias como os Haliti-Paresi, Cintas-larga que passaram a produzir grãos. Da necessidade de resolver a desnutrição infantil no passado, os parecis fizeram a virada de chave há cerca de 15 anos. Com a safra e safrinha do ano agrícola 2021/2022, foram movimentados cerca de R$ 150 milhões nos 19 mil hectares de área produtiva.
 
Os 19 mil hectares dentro dos cerca de 1 milhão de hectares das terras indígenas Paresi, Rio Formoso e Utiariti da etnia Paresi, Irantxe da etnia Manoki; e Tirecatinga da etnia Nambikwara, representa 1,6% dos territórios.
 
Conforme o deputado, o Governo do Estado precisa dar mais atenção aos povos indígenas que buscam a independência financeira e os que não quiserem aderir e permanecer isolados, a vontade deve ser respeitada.
 
No Estado há cerca de 60 mil indígenas em 43 etnias com suas particularidades. Poucas se encontram em condições de geração de renda e riqueza por meio de atividade econômica em larga escala.
 
“A maioria vive e depende de Bolsa Família. É uma miséria completa. Então, algumas exceções estão acontecendo porque eles foram atrás. Eu sou demandado por várias etnias, então eles vêm aqui, nos procuram e aí nós começamos dar uma resposta. Essa Secretaria Especial dos Povos Indígenas seria uma resposta. Uma secretaria estruturada para dar todo o apoio e criar políticas públicas, capacitação, parcerias com os municípios e programas que nós temos que criar”, argumenta o deputado.
 
Pauta indígena
 
Além da criação da Secretaria Especial, o deputado também pediu ao governador e encaminhou cópia do pedido ao presidente da Fundação Nacional do Índio, Marcelo Xavier, a necessidade da criação do Centro Tecnológico dos Povos Indígenas da região de Campo Novo do Parecis.
 
Além disso, ele sugeriu ainda a Mauro Mendes a necessidade de disponibilização de recurso financeiro especial para os indígenas de Mato Grosso por meio do Fundo Garantidor de Mato Grosso – MT Garante.
 
As indicações do deputado Xuxu Dalmolin são as mesmas feitas pelos índios Pareci, durante a Parecis Superagro. Eles cobraram acesso a crédito rural para aquisição de insumos e compra de equipamentos, da mesma forma que os demais produtores rurais conseguem seja por financiamento com tradings, bancos privados e bancos públicos. Eles querem financiamento para a construção de armazéns.
 
Outra demanda era por um centro para formação de novos indígenas produtores de grãos.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet