Cuiabá, domingo, 28/04/2024
11:53:49
informe o texto

Notícias / Geral

03/06/2022 às 09:18

PPI opina pela relicitação da BR-163 e fim do contrato depende de decreto presidencial

Com a rescisão do contrato, será realizada nova licitação

Leiagora

PPI opina pela relicitação da BR-163 e fim do contrato depende de decreto presidencial

Foto: Divulgação

Foi aprovado o processo de devolução amigável da concessão do trecho da BR-163 que corta Mato Grosso, na 21ª Reunião do Programa de Parceria de Investimentos (PPI) do Governo Federal, realizada nessa quinta-feira (2). O PPI agora vai encaminhá-lo à presidência da República, opinando favoravelmente pela relicitação. Com o aceite do PPI, caberá, como último estágio, o decreto presidencial, encerrando o contrato. Com a rescisão do contrato, será realizada nova licitação.
 
A Rota do Oeste formalizou o processo de devolução amigável em dezembro do ano passado. A concessionária já havia anunciado que entregaria a outorga, caso não houvesse acordo para assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).
 
A questão tramitou no âmbito da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), assim como no Ministério da Infraestrutura. A OAB-MT acompanha todo o trâmite como amicus curiae, assim como em outra ação, que também está em curso de caducidade da concessão.
 
Presidente da Comissão Especial da BR-163, Abel Sguarezi, celebrou a conduta do PPI. “Uma grande vitória, já que a devolução amigável é uma das formas de rescisão desta concessão que se arrasta desde 2013. Em 2016, a concessionária paralisou as obras e todo o povo mato-grossense vem sofrendo desde então”.
 
Na manhã desta quinta, a diretoria da OAB-MT se reuniu com a CRO, na sala da presidência da OAB-MT, de forma híbrida. Diretor-presidente da CRO, Júlio Perdigão afirmou que o objetivo da concessionária não é de adiar a decisão.
 
A expectativa é de que o decreto da presidência saia até o final deste mês. Haverá um termo aditivo de transição para regrar aspectos como a tarifa nesse período, obras de manutenção e emergências a serem realizadas no período de transição.

Paralelamente, encontram-se em estágio avançado na Empresa Pública de Licitações (EPL) os estudos técnicos para a nova licitação que se aproxima. 

Com assessoria
 

 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet