Cuiabá, terça-feira, 30/04/2024
14:47:48
informe o texto

Notícias / Política

10/06/2022 às 13:14

Agências de regulação não trabalham para o lado do usuário, diz deputado

Ele diz que Bolsonaro pediu estudo para avaliar outro modelo de regulação e até extinção das agências

Débora Siqueira

Agências de regulação não trabalham para o lado do usuário, diz deputado

Foto: Diego Nunes/Playagora

Em entrevista ao programa Agora na Conti na 103,7 FM, do Grupo Leiagora, nessa quinta-feira (9), o deputado federal José Medeiros (PL), disse que as agências de regulação agem mais em prol das concessionárias do que lado da população. Um dos exemplos é o aumento de 15,5% nos planos de saúde individual e familiar pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o maior desde a série histórica em 2000.
 
“O presidente Bolsonaro já mandou elaborar um estudo para ver qual modelo que seria melhor, se seria extinguir essas agências, o que precisa de fato ser feito, porque a maioria esmagadora delas não trabalham para o lado do usuário, elas trabalham para o lado das concessionárias”, diz, citando a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), por exemplo.
 
Conforme Medeiros, a Câmara Federal tem trabalhado para mitigar o sofrimento da população. Ele entende que existe o equilíbrio econômico financeiro dos planos de saúde, contudo, também deve ser avaliado o equilíbrio econômico e financeiro do bolso das pessoas. O parlamentar diz que, de forma injusta, o desgaste da decisão da ANS acabou sobrando para o presidente Bolsonaro.
 
“Tudo é culpa do presidente Jair Bolsonaro. É uma régua do PT, o que eles falam lá em cima, o resto replica. Eu até disse que se a Janja (esposa do Lula) aparecer grávida, vão dizer que o filho é do Bolsonaro. Mas nesse caso dos planos de saúde, o aumento foi concedido pela ANS”, defende.
 
O parlamentar destacou ainda que vários deputados federais se posicionaram contrários ao aumento e lembrou que nesta semana o Superior Tribunal de Justiça (STJ) deu mais uma vitória aos planos de saúde, com 6 dos 9 ministros que entenderam que o chamado rol de procedimentos da ANS é taxativo, ou seja, que a lista não contém apenas exemplos, mas todas as obrigações de cobertura para os planos de saúde.
 
“Ninguém quer que os planos venham à falência, mas a gente precisa que as pessoas possam manter minimamente o seu poder de compra com a certa proteção de saúde”.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet