Cuiabá, terça-feira, 30/04/2024
05:11:01
informe o texto

Notícias / Política

24/07/2022 às 16:00

Palanque aberto é a forma para evitar debandada de aliados de Mauro

Nininho defende medida para manter grupo unido e evitar nascimento de candidato adversário de Mendes dentro da atual base de apoio

Da Redação - Débora Siqueira / Reportagem Local - Jardel P. Arruda

Palanque aberto é a forma para evitar debandada de aliados de Mauro

Foto: Jardel P. Arruda/Leiagora

O deputado estadual Nininho (PSD) é um dos defensores de o governador Mauro Mendes (União) manter o palanque aberto aos três candidatos a Senado como forma de manter a base governista unida. Contudo, agora são os caciques que estão indiferentes e fazendo o jogo de empurrar a decisão para as convenções, atrasando ainda mais as definições sobre as composições políticas. 

“Na reunião com os pré-candidatos, o líder maior [Fávaro] determinou a liberação para que todos os candidatos tenham liberdade de andar com quem entender. Com relação ao Governo, existe conversação e aguardar a definição do palanque aberto a todos que fizemos parte da base do Governo. Ocorrendo isso, vamos continuar trabalhando esse projeto do governo Mauro Mendes”. 

O PSB de Max Russi já fala na possibilidade de rompimento. PSD liberou os filiados a apoiar quem quiser ao Governo, Senado e presidência da República. E o MDB está em cima do muro, levando tudo para ser decidido nas convenções.  

Nos bastidores, as articulações estão fortes para levar o PSB, PSD, PP e MDB a compor com a Federação Brasil Esperança (PT, PCdoB e PV) lançando um nome adversário ao governador Mauro Mendes. Já foi cogitado o ex-prefeito de Rondonópolis, Percival Muniz (MDB), o senador Carlos Fávaro (PSD), e até mesmo a pré-candidata ao Senado, Natasha Slhessarenko (PSB).

Do outro lado, Mendes, que esticou a corda em não tomar posição a respeito da própria pré-candidatura à reeleição e a quem apoiar ao Senado, agora está na posição contrária, e cabe a ele segurar os aliados. 

Nininho é um dos que resistem e aposta no palanque aberto contemplando todos os partidos e evitando rusga. Na reunião do PSD, ficou claro que os pré-candidatos a deputado estadual e federal querem continuar apoiando Mauro Mendes ao Governo. 

Ele participou de uma reunião com o governador na manhã de terça-feira, disse que não falou de política, apenas de reforma fundiária da Gleba Divisa. Além disso, disse que uma possível candidatura de Fávaro é apenas especulação. 

“Não há nada de concreto, são matérias que tem surgido de todo lado. O Fávaro tem se posicionado cobrando essa postura que é de manter o palanque aberto, que seria o nosso combinado com governador Mauro Mendes”. 

Fávaro ao Governo

Apesar de optarem por continuar apoiando Mauro Mendes, filiados do PSD reconhecem que o senador Carlos Fávaro não tem nada a perder caso opte por concorrer a chefe do Poder Executivo. 

“Se perder a eleição, continua senador. Se Lula ganhar, ele acertou na loteria. Se Bolsonaro ganhar, vai ter que negociar com Fávaro da mesma forma, pois precisa de votos no Senado”, observou um pré-candidato. 

Por ora, ainda não é possível cravar nada a respeito da decisão que o senador vai tomar e o que a convenção do PSD, marcada para 5 de agosto, vai definir.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet