Cuiabá, sábado, 27/04/2024
06:26:29
informe o texto

Notícias / Política

23/07/2022 às 17:22

Haddad é confirmado candidato ao governo de SP pelo PT

Anúncio foi feito na convenção do partido, que acontece na Assembleia Legislativa de São Paulo na manhã deste sábado (23)

Por G1

Haddad é confirmado candidato ao governo de SP pelo PT

Foto: Reprodução/Redes sociais

O Partido dos Trabalhadores (PT) confirmou, no começo da tarde deste sábado (23), em um evento na Assembleia Legislativa do estado (Alesp), o ex-prefeito Fernando Haddad como seu candidato ao governo do estado de São Paulo nas eleições de outubro.

A chapa ainda não conta com indicação de candidato a vice. Segundo a colunista do g1, Ana Flor, a ex-ministra Marina Silva recusou o convite para ser candidata a vice-governadora na chapa dele e disse que prefere trabalhar para consolidar a Rede e ser candidata a deputada federal.

"Estamos conversando com seis partidos que compõem essa coalizão inédita, pessoas com grande experiência e desejo de ajudar a sair o país da crise em que ele se encontra", disse Haddad neste sábado. "Acredito que até o final da semana que vem a gente tenha uma definição".

A convenção deste sábado também aprovou a indicação de Márcio França (PSB) como candidato ao Senado pela chapa com o PT. Ele saiu da disputa ao governo do estado no dia 8. O PSB faz parte da Federação Brasil da Esperança, junto com PT, PV e PCdoB, até o momento. O PT também negocia a entrada do Psol, que irá anunciar no próximo sábado (30) sua decisão.

O evento contou também com a participação de Geraldo Alckmin (PSB), candidato a vice-presidente na chapa com Lula, e sua esposa Maria Lúcia Alckmin. "Todos os partidos aqui da frente, nós temos uma grande responsabilidade. A eleição nacional passa por São Paulo, não só pelo tamanho do estado, que tem quase um quarto do eleitorado brasileiro, mas porque São Paulo é uma caixa de ressonância, o que acontece aqui ressoa no Brasil inteiro", disse Alckmin.

Na última pesquisa Datafolha, de 30 de junho, Haddad liderava com 34%.

"Aguardem o governo mais democrático do ponto de vista da participação das mulheres desse estado", afirmou Haddad.

O petista falou também da disputa nacional e da chapa formada por Lula e Alckmin. "Não há uma pessoa que possa compor chapa hoje com o Lula melhor que Geraldo Alckmin, não há no Brasil. Uma pessoa com experiência, compromisso democrático. E o fato de ter sido adversário do Lula durante o período democrático só o engrandece", afirmou Haddad.

O partido irá concorrer nas eleições com 71 candidatos a deputados federais e 95 como deputados estaduais.

Haddad é bacharel em direito pela Universidade de São Paulo (USP). Também pela USP, tornou-se mestre em Economia, com especialização em economia política, em 1990, e doutor em Filosofia em 1996.

Foi professor de Teoria Política Contemporânea no Departamento de Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Sociais da USP, analista de investimento do Unibanco e consultor da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

Em 2001, assumiu a chefia de gabinete da secretaria municipal de Finanças de São Paulo na gestão da prefeita Marta Suplicy. Dois anos depois, se tornou assessor especial do ministro do Planejamento, Guido Mantega. Depois, foi secretário Executivo do Ministério da Educação e se tornou ministro da pasta durante a gestão do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva.

Em 2012, deixou o cargo para disputar as eleições municipais de São Paulo. Foi prefeito da capital paulista de 2012 a 2016, e candidato do PT à reeleição, mas perdeu para o tucano João Doria. Em 2018, foi o candidato do PT à Presidência - teve 44,87% dos votos no segundo turno e perdeu para Jair Bolsonaro (então no PSL).
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet