Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
18:10:47
informe o texto

Notícias / Política

01/08/2022 às 17:05

Para deputado, o Brasil é um barril de pólvora prestes a explodir

José Medeiros conversou com o Leiagora e avaliou a situação política e social do país

Paulo Henrique Fanaia

Para deputado, o Brasil é um barril de pólvora prestes a explodir

Foto: Paulo Henrique Fanaia / Leiagora

Estamos a menos de 65 dias das eleições presidenciais que podem mudar o rumo da história brasileira, e num período de tanta polarização política e ebulição social, nada melhor do que conversar com um dos lados desse polo. Nessa semana o Leiagora recebeu a visita do deputado federal José Medeiros (PL) que conversou com nossa equipe de reportagem. Em uma conversa descontraída, o deputado, que é um fiel apoiador do presidente Jair Bolsonaro, analisou a situação política do Brasil e classificou o país como um barril de pólvora prestes a explodir.
 
Crítico ao modo como que os ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) vem conduzindo as decisões da suprema corte, o ex-senador diz que a população se encontra desperta das alienações da mídia e que, caso os abusos dos órgãos superiores continuarem, pode haver um desgaste no tecido social brasileiro.
 
“Se a verdade desperta o povo, é consequência dos atos que essas pessoas [ministros do STF] têm feito e tem feito por anos. Eu digo o seguinte, se as pessoas enganam, fazem as coisas pra enganar a população, elas enganam até certo tempo. Eu penso que se essas instituições não começarem a fazer uma autocritica, muito breve pode haver o esgarçamento do tecido social no Brasil. 2013 foi um sinal muito forte. A pop foi às ruas, ninguém chamou, foi espontânea”, avalia Medeiros.
 
A avaliação do deputado é que toda essa polarização começou em 2013, no chamado “Protesto dos 20 centavos”, quando milhares de brasileiros saíram as ruas em junho daquele ano para se manifestar contra os casos de corrupção e contra as instituições judiciárias do país. Esse evento foi o estopim para o impeachment da presidente Dilma Rousseff em 2016.
 
Segundo Medeiros, o presidente Bolsonaro e o assim chamado “bolsonarismo” é uma consequência direta dessas manifestações ocorridas em 2013. “O Brasil é um barril de pólvora e não é por causa do Bolsonaro. Bolsonaro é consequência desse barril de pólvora que começou em 2013, o Bolsonaro simplesmente soube surfar nessa onda e catalisar seu ponto de convergência desse discurso”, diz o deputado.
 
Mas o que esperar disso tudo?
 
Para o pré-candidato a reeleição, o Bolsonaro e o bolsonarismo passam, durando no máximo mais quatro anos, porém as ideias implantadas por esse movimento vão perdurar se os desmandos de ministros como Luiz Carlos Barroso, Edson Fachin e Alexandre de Moraes continuarem.
 
Questionado se podemos esperar no Brasil a mesma coisa que aconteceu nos Estados Unidos em 2021, quando apoiadores do presidente Donald Trump invadiram o Capitólio em Washington após serem derrotados nas eleições presidências daquele ano, o deputado é firme ao dizer que sim, e que as coisas por aqui podem ser até mesmo piores.
 
“A turma tem paciência até certo ponto e olha, eles estão dando sinais, foi pacifico, não tem tido um ato de violência e essa coisa toda e é rotulado de antidemocrático. Agora as pessoas estão falando de ir pras ruas no Sete de Setembro e já estão rotulando de antidemocrático. Se vier consequência tipo Capitólio, eu acho que quando o Brasil explodir não ser tipo Capitólio vai ser muito pior, vai ser simplesmente consequência de gente como Barroso, Fachin, Alexandre de Moraes. E aí não vai ser pela cereja do bolo que vai dar o estopim do dia, vai ser por tudo,” finaliza José Medeiros.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet