Cuiabá, sábado, 27/04/2024
19:47:01
informe o texto

Notícias / Política

31/07/2022 às 09:25

Presidente do DAE é contrário à privatização, mas alega que medida não está descartada

Para Carlos Simões, a privatização prejudicaria a população com o aumento da tarifa

Alline Marques

Presidente do DAE é contrário à privatização, mas alega que medida não está descartada

Foto: Diego Nunes / Playagora

A privatização não é totalmente descartada, mas o presidente do Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande, Carlos Alberto Simões de Arruda, faz questão de se posicionar contrário. Para ele, com seriedade e determinação é possível manter o serviço público e oferecer um fornecimento de água com qualidade e constância. 

Ele pondera que até pelo padrão da população várzea-grandense, a privatização não seria viável. Apesar de a cidade crescer na faixa de 8% a 12% ao ano, a renda per capita dos moradores é bem menor do que a de Cuiabá, o que revela que é a massa trabalhadora quem reside no município vizinho da capital. 

“Sou contrário à privatização, até porque minha formação me leva para isso. A alternativa é fazer com que o DAE se torne viável. Para isso, primeiro temos que produzir água para resolver o problema que assola o consumidor. Temos que ter um olhar diferenciado, com seriedade e determinação. O prefeito Kalil Baracat já investiu 100 milhões e precisamos também que o cidadão faça a parte dele”, afirmou durante entrevista ao programa Agora na Conti, na noite desta terça-feira (26). 

O presidente pontuou ainda que em mais de 30 municípios do Rio de Janeiro nos quais ocorreu a privatização o serviço acabou sendo devolvido ao município. E pondera que em Várzea Grande muito provavelmente teriam empresas interessadas, afinal é uma cidade de mais de 300 mil habitantes, porém, a tarifa saltaria de R$ 30 para R$ 50 e isto teria impacto no bolso do cidadão, por isso é preciso avaliar muito bem qualquer ideia de privatização. 

Como um exemplo de sucesso, Carlos cita a Sanasa, empresa municipal responsável pelo abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto de Campinas. Ela, atualmente, exporta água atendendo mais quatro municípios vizinhos. Para o presidente do DAE, isto mostra como é possível manter o serviço público e também oferecer eficiência.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet