Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
15:14:37
informe o texto

Notícias / Política

01/08/2022 às 07:20

Zé do Pátio garante que Mauro vai abrir palanque para presidentes

O prefeito de Rondonópolis também prevê vitória de Lula pela primeira vez em MT

Jardel P. Arruda

Zé do Pátio garante que Mauro vai abrir palanque para presidentes

Foto: Jardel P. Arruda/Leiagora

O prefeito de Rondonópolis, José Carlos do Pátio (PSB), avalia como inevitável que o pré-candidato à reeleição governador Mauro Mendes (União) abra o palanque para vários candidatos à Presidência da República, inclusive o Lula (PT), ao invés de manter fechado ao atual presidente Jair Bolsonaro (PL).

Durante a convenção do PSB, no sábado (30), Zé do Pátio, um dos primeiros políticos de fora do PT a defender Lula em Mato Grosso no período de pré-campanha, já falava que as articulações nacionais sinalizavam o recuo de pré-candidatura presidencial do presidente nacional do União Brasil, Luciano Bívar, em favor de um acordo com o Partido dos Trabalhadores. O recuo se confirmou na noite desse domingo (31).

“A União Brasil está discutindo em nível nacional um entendimento até com a esquerda, tá passando pelo debate da Bahia, muita coisa vai acontecer, vai mexer o tabuleiro esta semana”, disse Zé do Pátio.

Questionado se isso seria um rompimento de Mauro com Bolsonaro, visto que ambos já declararam apoio eleitoral mútuo, o prefeito crê que o governador continuaria pedindo voto ao atual presidente, mas permitirá quem estiver no palanque a pedir voto para outros candidatos presidenciais. 

“Ele vai abrir o palanque dele e vai ser um palanque democrático para todos. Escuta o que estou dizendo”, explicou.

Palanque aberto ao Senado

O imbróglio do palanque aberto ou fechado ao Senado e presidente surgiu devido às múltiplas pré-candidaturas de senadores com desejo de apoiar a reeleição de Mauro Mendes. O PSB de Zé do Pátio, por exemplo, homologou a candidatura a senadora da médica Natasha Slhessarenko e o apoio ao governador, e também há o indicativo do mesmo acontecer com o PL do pré-candidato à reeleição senador Wellington Fagundes.

Apesar de Natasha adotar uma postura contra a polarização, o PSB indicou Geraldo Alckmin como vice-presidente na chapa encabeçada por Lula, e ela deve pedir voto para a chapa encabeçada pelo petista, arquirrival de Jair Bolsonaro, o qual será defendido por Wellington Fagundes.

Também corre por fora o pré-candidato ao Senado do Progressistas, o deputado federal Neri Geller, aliado de Mauro Mendes desde o início da gestão estadual em 2019, que, no entanto, está aliado à Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PCdoB), grupo de oposição ao governador.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet