Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
19:42:00
informe o texto

Notícias / Política

01/08/2022 às 13:41

Lula deve ligar para Fávaro para insistir em candidatura ao governo

A primeira-dama Márcia Pinheiro ainda seria o plano da Federação Brasil da Esperança que não abre mão de uma candidatura de oposição

Da Redação - Alline Marques / Reportagem local - Paulo Henrique Fanaia

Lula deve ligar para Fávaro para insistir em candidatura ao governo

Foto: Paulo Henrique Fanaia / Leiagora

O presidente regional do PT, deputado estadual Valdir Barranco (PT), disse que a Federação Brasil da Esperança não abre mão de ter uma candidatura de oposição ao governador Mauro Mendes (União) e parece também não ter desistido da ideia de que o senador Carlos Fávaro (PSD) represente o projeto da esquerda em Mato Grosso. Para isso, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve ligar para o parlamentar social-democrata e pedir que ele reconsidere sua decisão. 

“O presidente Lula vai fazer algumas ligações no estado e vai reforçar o convite ao Fávaro para ser seu candidato ao governo em Mato Grosso. O Lula não brinca, ele fala sério. Ainda hoje ele vai ligar para o Fávaro e em não sendo ele, temos candidatura, a única certeza é de que temos candidatura, até amanhã à noite vai ter um nome colocado pela federação”, afirmou Barranco após sair de uma reunião com o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB). 

Ocorre que Fávaro já disse que não irá disputar o governo e ainda irá apoiar a reeleição de Mendes. A decisão do senador veio depois, inclusive, que o governador cobrou a fatura do apoio hipotecado ao parlamentar, principalmente, na eleição suplementar, em que o chefe do Executivo ingressou na justiça para garantir a vaga antecipadamente a Fávaro e ainda negociou o recuo do vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) da disputa ao Senado, e conseguiu o adiamento das eleições. 

Diante de tudo isso, o social-democrata parece ter ficado com peso na consciência e recuou da ideia de encarar Mendes na urna. Outro fator que motivou o recuo de Fávaro foi a pressão sofrida por filiados do PSD que não gostaria de estar no palanque de Lula e também pretendem apoiar Mendes. 

Porém, ainda assim Fávaro estaria comprometido com a coordenação da campanha de Lula em Mato Grosso. Só que agora, a federação pretende, inclusive, usar a influência do ex-presidente para convencer o senador. 

Mas, Barranco garante que independente do posicionamento do Fávaro, a Federação terá candidato. O segundo nome indicado ainda é da primeira-dama Márcia Pinheiro (PV). Isto porque o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) já adiantou que não aceita candidatura fake e não deve aceitar que Márcia esteja no mesmo palanque de Mendes. 

“A Márcia está convidada, e tem a Maria Lúcia, que apesar de já ter desistido, não vai dizer não para o Lula, se precisar pode ser ela. Atualmente, os nomes mais fortes são do Fávaro e se não ele o da Márcia Pinheiro, e nosso compromisso continua com o Neri para o Senado”, afirmou. 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet