Cuiabá, quinta-feira, 02/05/2024
00:32:29
informe o texto

Notícias / Eleições

17/08/2022 às 09:44

MPE pede impugnação de registro de candidatura de Abílio e Wellaton por multas e ação penal

Em defesa, os candidatos alegam que as multas foram parceladas e estão sendo devidamente quitadas

Paulo Henrique Fanaia

MPE pede impugnação de registro de candidatura de Abílio e Wellaton por multas e ação penal

Foto: Reprodução

O Ministério Publico Eleitoral (MPE) pediu impugnação dos pedidos de registro de candidatura de Abílio Brunini (PL) e Felipe Wellaton (Republicanos). Eles pleiteiam cargos de deputado federal. O órgão ministerial alega que eles têm multas eleitorais em aberto e que Abílio, além das multas, não juntou os documentos necessários, além de responder a uma ação penal.
 
Na ação de impugnação proposta contra Wellaton, o MPE alega que o republicano não quitou débitos em aberto com a Justiça Eleitoral, o que impede ex-vereador de Cuiabá de concorrer à Câmara Federal.

Em contestação, Wellaton assume que tem débitos ainda não quitados, porém alega que esses débitos foram parcelados e estão sendo pagos corretamente. Segundo a defesa dele, o parcelamento dos débitos não é motivo de inelegibilidade do candidato.
 
“Assim, resta comprovado que, antes do protocolo do requerimento de registro de candidatura, o requerente já havia realizado o parcelamento e adimplido com as parcelas, vez que a próxima somente vencerá em 30/09/2022, não havendo que se falar em ausência de quitação eleitoral, muito menos em indeferimento de registro”, diz parte da defesa, que juntou aos autos o comprovante de parcelamento dos débitos.
 
No caso de Abílio Brunini, o MPE além de citar as multas eleitorais do ex-vereador, diz que ele não juntou aos autos documentos obrigatórios impostos pela Justiça Eleitoral e que responde a ação penal, sem dar detalhes da mesma.

Em defesa, o ex-candidato a prefeito de Cuiabá sustenta que as multas eleitorais foram parceladas e estão sendo pagas mensalmente. Quanto aos documentos obrigatórios, argumenta que foram protocolados junto do pedido de registro de candidatura.
 
Sobre a ação penal, o candidato do PL juntou aos autos uma certidão negativa do fórum da Capital.

“Entretanto para que não pairasse dúvidas a respeito das condições de elegibilidade do candidato – apresentação de todos os documentos essenciais para o registro – bem como a respeito da ausência de inelegibilidade – inexistência de condenação que enseje a aplicação da LC 64/90 - foi diligenciado ao Fórum da Capital do Estado de Mato Grosso, sendo solicitado à certidão nos termos requeridos pela d. Procuradoria Geral Eleitoral – com prazo indeterminado – sendo emitida a certidão negativa que vai em anexo, o que confirma as condições favoráveis para a registrabilidade do Candidato”, diz a defesa de Abílio.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Paulo Bressan 17/08/2022 às 00:00

    Tá na cara que tem alguém q não os quer na disputa né, eita #mpmt chega né, apenas façam seu trabalho e parem de trabalhar com politicagem...Se fosse 1 esquerdista ladrão de carteirinha teria até apoio do mpmt né...

 
Sitevip Internet