Cuiabá, domingo, 28/04/2024
19:57:38
informe o texto

Notícias / Polícia

18/08/2022 às 10:52

Racha em facção criminosa motivou 'guerra' e assassinatos em Sorriso, diz delegado

Integrantes de facção discordaram de lideranças e fundaram uma nova facção que virou rival

Denise Soares

Racha em facção criminosa motivou 'guerra' e assassinatos em Sorriso, diz delegado

'Racha em facção criminosa motivou 'guerra' e assassinatos em Sorriso'

Foto: Assessoria

Uma separação de integrantes de uma facção criminosa gerou uma ‘guerra’ e aumentou o número de assassinatos em Sorriso. Criminosos envolvidos em duas facções foram alvos da Operação Dissidência, realizada por uma força-tarefa da segurança pública nesta quinta-feira (18).
 
Os alvos são investigados por homicídios, tortura e tráfico de drogas. De acordo com o delegado da PF, Antônio Flávio Rocha Freire, o motivo do aumento da criminalidade foi peculiar: alguns integrantes de uma facção não estavam mais de acordo com as decisões tomadas pelas lideranças do grupo.
 
As lideranças ordenaram a morte de alguns integrantes sem qualquer tipo de embasamento no próprio ‘código de conduta’ da facção. Isso gerou a revolta de alguns dos ‘faccionados’.
 
Foram dois meses de investigação e análise nos números que só cresciam em Sorriso: Os homicídios aumentaram 63% nos sete primeiros meses do ano e 450% de aumento somente no mês de julho.
 
“Há uma facção que predomina no estado. Alguns dos criminosos estariam discordando as atitudes das lideranças que decretavam a morte de integrantes sem provas suficientes ou cabais para ser um desvio de conduta da facção. Eles se retiraram da facção e montaram um novo grupo que passou a ser rival”, explicou o delegado.
 
O resultado do ‘racha’ da facção impactou diretamente no aumento da criminalidade em Sorriso e até em cidades vizinhas, como Sinop. O delegado não descarta que algumas das pessoas assassinadas podem ter sido mortas por engano.


 

“Começou uma guerra entre eles. Um tentava matar o outro. Uma ação de homicídio resultava no homicídio do outro lado. As ordens para matar partiam tanto de dentro dos presídios quanto fora deles”, declarou Freire.
 
As lideranças das duas facções foram presas. Uma delas, uma mulher, estava escondida em Macaé, no Rio de Janeiro. O marido dela também foi preso no bairro Recreio, em solo carioca. A liderança da facção rival estava em Tangará da Serra.
 
“Por ser foragida de Mato Grosso e também por sofrer ameaças, essa mulher estava vivendo em Macaé com nome e documentos falsos”, explicou o delegado.


 

Os policiais cumpriram 38 prisões e 33 buscas domiciliares em Sorriso, Marcelândia, Guarantã do Norte, Tangará da Serra e Várzea Grande, além da liderança no Rio de Janeiro.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet