Cuiabá, sábado, 18/05/2024
04:35:40
informe o texto

Notícias / Geral

14/09/2022 às 17:43

Após polêmicas, reforma da praça de Chapada dos Guimarães começa sem alteração no projeto

Trailers de lanches já estão atendendo na Praça do Festival

Katiana Pereira

Após polêmicas, reforma da praça de Chapada dos Guimarães começa sem alteração no projeto

Reforma da Praça Central de Chapada dos Guimarães é iniciada sem alteração no projeto

Foto: Katiana Pereira

A empresa Conenge Construção Civil Ltda iniciou os trabalhos para a reforma da Praça Dom Wunibaldo, localizada no centro de Chapada dos Guimarães. Nesta segunda-feira (12), o entorno da praça já amanheceu fechado com cercas de metal para impedir a passagem de pessoas enquanto os serviços são executados.

O contrato, no valor de R$ 14.358.389,09 milhões, determina que a reforma seja executada em um período de 300 dias. No entanto, segundo o secretário de Gestão de Chapada, Aislan Galvão, os trabalhos podem ser finalizados antes deste período. O gestor diz ainda que não haverá bloqueio de ruas.

“Pode acontecer algo pontual, mas será liberado em seguida. Importante dizer que o valor dos 14 milhões, 5% fica de ISSQN para o município. Além do dinheiro que vai girar na cidade com alimentação, hospedagens dos funcionários e até algumas contratações”, disse o secretário.

Os comerciantes que possuem trailers, barracas de artesanato e brinquedos, como pula-pula e escorregador, já estão atendendo na Praça do Festival. “Estamos auxiliando esses comerciantes, já ligamos a energia, estamos colocando sinal de internet e também conseguimos com o Conselho de Segurança uma câmera de vídeo monitoramento, para que os comerciantes tenham segurança e conforto”, informou. 

A reforma 

O edital de licitação publicado pela Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra), informa que o objetivo da obra é revitalizar parte da área central de Chapada dos Guimarães. Conforme divulgado pelo Governo do Estado, o projeto vai manter todas as árvores originais da área. 

Também está prevista a construção de atrativos, como fonte luminosa, playground, bancos em dois níveis e com bicicletário e paisagismo. Além da reforma na praça, será feita a revitalização da Rua Quinco Caldas, no trecho que compreende o posto de combustíveis até a Rua Cipriano Curvo, que ganhará cobertura, ampliação da calçada e paisagismo.

O projeto apresentado gerou muitas críticas da comunidade local, que apontou a quebra da identidade cultural da Praça e de todo o seu entorno, devido, principalmente, ao excesso de concreto visto das imagens que ilustram o projeto de reforma.

O Coletivo Cidade Sustentável entrou com uma ação civil pública na Justiça contra o governo do Estado sobre a reforma proposta. O processo corre na Justiça. O prefeito de Chapada, Osmar Froner (MDB), garantiu que as obras só tiveram início após diálogo com a  população e comerciantes da cidade. “Fizemos um debate com a comunidade, com os comerciantes e depois de reuniões e os pontos acertados as obras iniciaram”. 

Confira galeria de fotos: 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet