Cuiabá, quarta-feira, 01/05/2024
20:03:33
informe o texto

Notícias / Política

20/09/2022 às 15:37

Câmara aprova lei que autoriza instalação de antenas 5G em Cuiabá

O projeto foi encaminhado pelo Executivo para atualização das leis que estavam desatualizadas

Alline Marques

Câmara aprova lei que autoriza instalação de antenas 5G em Cuiabá

Foto: Assessoria

A Câmara Municipal de Cuiabá aprovou o projeto de lei que dispõe sobre a questão da instalação de infraestrutura de telecomunicações e equipamentos para sinal 5G na capital. A medida foi necessária para atualizar as leis que regulamentam o assunto estão desatualizadas e incompatíveis com a realidade das novas estações de transmissão. 

“Com a chegada da internet móvel de quinta geração, a chamada “5G”, faz-se necessária a atualização das normas que regem a implantação das infraestruturas de suporte para telecomunicação, tendo em vista que tal tecnologia exige uma maior quantidade de antenas para seu efetivo funcionamento”, consta em trecho do projeto encaminhado pelo Executivo. 

Uma das tecnologias mais avançadas começou a chegar em Cuiabá na segunda-feira (19). A ativação do sinal 5G puro foi liberada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Chamado de standalone ou SA, o 5G deverá ser instalado gradativamente e não deve funcionar em toda a cidade. 

A nova espécie de conexão possui inúmeros benefícios em vantagem da tecnologia atualmente utilizada - 4G, sendo mais rápida, mais eficiente e consegue englobar milhares de dispositivos simultaneamente, haja vista que o material das estações é menor e mais leve, podendo ser apensados a estruturas já existentes, sem prejudicar o meio ambiente visual e urbanístico. O sinal é 10 vezes maior ao que atualmente é utilizado, e isso resulta, na prática, em velocidades de conexão até 100 (cem) vezes maiores do que a 4G. 

"Nessa seara, o interesse público para aprovação do presente Projeto Lei reside no status de essencialidade atribuído à telecomunicação, que atualmente é ferramenta indispensável para a realização de diversas atividades econômicas e sociais. Nesse âmbito, uma conectividade maior e melhor tende também a aumentar o acesso à informação, reduzir as barreiras impostas pela distância e viabiliza a chegada de novas espécies de serviços, atividades educacionais e evolução na logística e velocidade de serviços já utilizados, sendo assim de suma importância a aprovação do presente projeto para atingirmos esse novo patamar de desenvolvimento tecnológico", argumentou o Executivo.  
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet