Cuiabá, domingo, 28/04/2024
17:14:27
informe o texto

Notícias / Geral

21/09/2022 às 13:05

Neurologista destaca oito sinais de alerta do Alzheimer

No Brasil, segundo a Associação Brasileira de Alzheimer, estima-se que cerca de um 1,2 milhão de pessoas sofram da doença

Leiagora

Neurologista destaca oito sinais de alerta do Alzheimer

Foto: Assessoria Dialog

Será que esquecer o nome do filho ou onde guardou a chave do carro significa que a pessoa tem Alzheimer? Esquecer faz parte da vida de todo mundo e nem sempre é sinal de doença. No entanto, a neurologista do Hospital Santa Rosa, Ariely Teotonio Borges, destaca que é importante ficar atento a alguns sinais.

“A doença de Alzheimer é uma doença degenerativa do cérebro que acomete principalmente idosos. O paciente começa a ter perda de funções cerebrais e a memória é a mais afetada. Esse é o primeiro sintoma”, explica a médica.

Nesta quarta-feira, 21 de setembro, é o Dia Mundial de Conscientização da Doença de Alzheimer. No País, segundo a Associação Brasileira de Alzheimer, estima-se que cerca de um 1,2 milhão de pessoas sofram da doença e a estimativa é de 100 mil novos casos por ano.

Por ser uma doença de lenta evolução e com sintomas iniciais que podem ser confundidos com o processo natural de envelhecimento, muitos pacientes demoram para ter o diagnóstico de Alzheimer estabelecido.

Diante da importância do diagnóstico precoce, a neurologista listou oito sinais do Alzheimer que servem de alerta. “Lembrando que ocorrências isoladas não significam que a pessoa tenha a doença, por isso é fundamental procurar um especialista no caso de dúvida ou suspeita”, pondera.

“Infelizmente, essa é uma doença que não tem cura, mas já temos medicações disponíveis que melhoram alguns sintomas. E quanto mais cedo iniciar o tratamento, melhor será a qualidade de vida desse paciente”, ressalta Ariely.

Sinais de alerta da doença de Alzheimer:

Esquecimento: não se recordar de fatos recentes, como nomes, onde guardou objetos e não se lembrar das refeições, é um dos principais indícios da fase inicial.

Julgamento prejudicado: se colocar em situações de risco por perda do senso crítico.

Dificuldades repentinas: não conseguir mais ligar o ar-condicionado ou fazer aquela receita culinária pela qual era famosa.

Alteração no humor: normalmente inicia com sintomas depressivos ou ansiedade.

Problemas de linguagem: não conseguir mais formular frases longas, a pronúncia das palavras se torna lenta e embolada, além de dificuldade de compreensão e escrita.

Dificuldade de convívio social: não quer ter mais contato com pessoas que era próximo, isolamento gradual.

Desorientação: não lembrar mais do caminho de casa, não saber se é dia ou noite.

Perda de objetos: perder objetos pessoais com facilidade, não só porque não se lembra onde os guardou, mas também porque é comum que objetos seja guardados em locais bizarros, como, por exemplo, deixar a chave do carro dentro da geladeira.

“Além desses sinais listados, a pessoa pode apresentar outros sintomas. Até hoje ainda não conseguiram descobrir qual a causa exata da doença. O que sabemos é que ela ocorre a partir da alteração do processamento de proteínas no sistema nervoso central. E o acúmulo dessas substâncias são tóxicas para os neurônios, que ficam disfuncionais e o paciente evolui com a doença. O diagnóstico atualmente se dá com a consulta com um especialista e a exclusão de outras doenças e uma série de exames laboratoriais, de imagem, entre outros”, afirma a neurologista.

Prevenção

Mesmo que o Alzheimer não tenha cura, algumas medidas preventivas podem ajudar a retardar o aparecimento da doença, como a adoção de bons hábitos, ter uma alimentação saudável, não fumar, reduzir o estresse, aprender coisas novas, praticar exercícios cognitivos. A médica reforça ainda que é importante controlar outras doenças, como diabetes e hipertensão.

“Essas ações agem como fator protetivo e têm o potencial de retardar ou prevenir o início da demência, antes dela se estabelecer”, afirma Ariely.

 
Assessoria Dialog
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet