Cuiabá, sábado, 27/04/2024
19:51:05
informe o texto

Notícias / Política

05/10/2022 às 11:15

Em rede nacional, Mauro afirma ser contra PL que retira MT da Amazônia Legal

O governador não acredita que o projeto seja aprovado pelos parlamentares e diz que a Amazônia não é um problema, mas um grande ativo para o estado

Paulo Henrique Fanaia

Em rede nacional, Mauro afirma ser contra PL que retira MT da Amazônia Legal

Foto: Christiano Antonucci

O governador Mauro Mendes (União) reforçou ser contrário ao projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados que tem o objetivo de retirar Mato Grosso da Amazônia Legal. O governador afirmou que não acredita que o projeto seja aprovado pelos parlamentares. De acordo com Mauro, a Amazônia não é um problema, mas um grande ativo para o estado de Mato Grosso.
 
“Eu acho que um projeto dessa natureza ele não passa no Congresso Nacional. Quem propôs isso tinha um objetivo, mas vejo com muita dificuldade um projeto desse passar. A Floresta Amazônica ela não é um problema, mas um grande ativo, porque através dela temos um ciclo de chuvas no nosso estado extremamente importante para garantir duas safras por ano. Então, preservar a Floresta Amazônica significa garantir a estabilidade do regime de chuva e a produção de alimentos que vai crescer sem derrubar nenhuma árvore e ainda convertendo área da pecuária para produção de alimentos”, disse Mauro Mendes, em 
entrevista à CNN Brasil na manhã dessa terça-feira (4).
 
O tema vem dividindo opiniões em todo o estado. O Projeto de Lei nº 337/2022, de autoria do deputado federal Juarez Costa (MDB), tem como objetivo principal retirar Mato Grosso da chamada Amazônia Legal, uma iniciativa do governo brasileiro criada em 1953 para promover o desenvolvimento socioeconômico dos estados dessa região. Embora seja um conceito político, a área abrange cerca de 60% do território brasileiro, sendo estratégica para diversos setores econômicos do país. 

Atualmente, o conceito legal está instituído na Lei Federal 12.651 de 2012, interferindo nas exigências do quantitativo da área de reserva legal.
 
Durante toda a campanha, Mauro demonstrou ser contra o projeto de lei. Preocupado com a questão econômica do estado, por diversas vezes, o governador disse que Mato Grosso pode perder um importante incentivo para a industrialização, haja vista que estar na Amazônia Legal traz diversas benefícios econômicos aos participantes, tal qual a redução do imposto de renda para as empresas que se instalam no estado.
 
Questionado pelos apresentadores da CNN Brasil acerca dos embargos econômicos europeus que sinalizaram que irão evitar comprar alimentos de regiões que não combatem o desmatamento florestal, Mauro disse que atualmente Mato Grosso tem uma política de preservação muito grande. Segundo ele, o estado tem diminuído os desmatamentos ilegais e que hoje em dia 35% das áreas desmatadas no estado são legalizadas.
 
Mauro defende que 62% da área verde de Mato Grosso está preservada e ainda aproveita para fazer um desafio aos países europeus: “Se olhar em todos os países, o Brasil, em especial Mato Grosso, nós somos um grande produtor de alimento, algo importante pro planeta e para a segurança alimentar. Temos 62% do nosso território preservado. Posso desafiar a União Europeia e qualquer país do mundo, que mostre um exemplo tão bom em prol do meio ambiente, em prol da segurança alimentar, igual o de Mato Grosso”.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet