Cuiabá, sábado, 27/04/2024
06:15:01
informe o texto

Notícias / Eleições

10/10/2022 às 11:11

PDT perde tradicional representação na AL: Kardec culpa falta coragem a Lilo e vereador rebate deputado

Há 16 anos, o brizolismo mantinha um deputado eleito na Assembleia Legislativa

Jardel P. Arruda e Paulo Henrique Fanaia

PDT perde tradicional representação na AL: Kardec culpa falta coragem a Lilo e vereador rebate deputado

Foto: Paulo Henrique Fanaia - Leiagora

Depois de 16 anos e quatro eleições consecutivas mantendo representatividade de pelo menos um deputado estadual, o Partido Democrático Trabalhista (PDT) ficará sem nenhum parlamentar na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, após a derrocada na eleição de 2022.

De 2006 para cá, a sigla de ideiais brizolistas teve Otaviano Pivetta, Zeca Viana, Dr. Leonardo e Allan Kardec como deputados eleitos. Apesar dos quatros terem bandeiras principais diferentes - os dois primeiros vieram do agronegócio, o terceiro defendia a saúde pública e o último tem origem no esporte -, todos defendiam as tradicionais ideias de Leonel Brizola sobre investimento na educação. Ideias que estarão ausentes da ALMT na próxima legislatura.

Para o ex-presidente da sigla e atualmente filiado ao PSB, deputado estadual Allan Kardec, a culpa é da falta de coragem dos dois principais nomes da sigla, os vereadores de Cuiabá, Lilo Pinheiro (PDT), e de Várzea Grande, Ícaro Reveles (PDT). O atual presidente da sigla - Lilo -, no entanto, diz que a falta de coragem, na verdade, aconteceu por parte do parlamentar estadual, que também saiu derrotado nesta eleição ao não conseguir ser eleito deputado federal.

O ex

O deputado estadual Allan Kardec era presidente do PDT até o antepenúltimo dia da janela partidária, 29 de março, quando trocou a sigla pelo PSB com objetivo de ser candidato a deputado federal. A troca aconteceu devido à dificuldade dele em montar uma chapa de deputado estadual porque, segundo ele, os próprios filiados do Partido Democrático Trabalhista não queriam enfrentá-lo em uma concorrência interna.

Ao sair do PDT, Allan deu entrevista dizendo que os pré-candidatos a estadual da sigla haviam se animado com a possibilidade de terem uma chapa sem nenhum candidato à reeleição, possibilitando uma disputa interna mais igualitária.

Nesses moldes, Lilo Pinheiro e Ícaro Reveles passariam a ser o favoritos, porém nenhum dos dois se lançou candidato, reduzindo consideravelmente as chances da sigla atingir o quociente eleitoral para eleger um deputado estadual. A atitude foi publicamente criticada por Allan.

“Eu deixei organizado o partido para dois vereadores. O vereador Lilo Pinheiro, de Cuiabá, como presidente, e o vereador Icaro Reveles, em Várzea Grande. Infelizmente nenhum dos dois tiveram condições de manter o partido e organizar a chapa. Inclusive, nenhum dos dois teve coragem de sair candidato a deputado estadual quando eu estava lá.  Faltou coragem de ambos e depois faltou organização de ambos”, afirmou Allan Kardec na última quarta (5), após sessão da AL.

O atual

Por sua vez, o vereador Lilo Pinheiro, que assumiu a presidência regional do PDT, afirma que se faltou coragem de alguém, foi de Allan Kardec, por não ter permanecido na sigla para montar uma chapa de deputado estadual. Segundo ele, caso o deputado tivesse continuado no partido, ele e Ícaro seriam candidatos e a cadeira na ALMT seria mantida.

“Ele deixou o PDT arrumado na parte administrativa. Contas pagas, sede própria, contabilidade feita. O que ele não deixou pronto foram candidaturas, tanto que ele saiu para ser candidato a deputado federal. [...] Por que ele não ficou? Aí iríamos todos juntos ser candidatos”, rebateu Lilo no dia seguinte (6) à análise de Kardec. Por fim, nem Allan Kardec foi eleito deputado federal no PSB, nem o PDT conseguiu uma vaga na ALMT.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet