Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
03:44:08
informe o texto

Notícias / Geral

14/10/2022 às 12:32

Garimpo ilegal é descoberto no Centro Histórico de Cuiabá

Testemunhas relataram que a remoção de material ocorria no período da noite e madrugada, principalmente aos fins de semana

Eloany Nascimento

Garimpo ilegal é descoberto no Centro Histórico de Cuiabá

Foto: Luiz Alves / Prefeitura de Cuiabá

A Secretaria Municipal de Ordem Pública de Cuiabá (Sorp) embargou uma obra localizada ao lado da Escadaria do Beco Alto, Centro Histórico da Capital, diante da suspeita de que um garimpo ilegal estava funcionando no local. Próximo à Praça da Mandioca, a obra estava com o chão todo escavado e muito entulho ao redor.

De acordo com o secretário da pasta, Leovaldo Sales, a denúncia da obra irregular foi feita por um servidor do Instituto Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan) e moradores da região.

“Fui informado que esta obra completamente irregular estava sendo realizada aqui, com remoção de material no período da noite e madrugada, principalmente aos fins de semana e a mão de obra empregada era de pessoas em vulnerabilidade social", disse.

Com outras denúncias e reclamações de que alguns bancos teriam sido furtados próximo ao beco do Candieiro, os fiscais foram investigar,  e averiguaram que os objetos foram embarcados em um caminhão. Foi quando encontraram as escavações. 

Segundo a secretaria, o embargo da obra já foi realizado e o prazo legal será dado ao responsável para que ele comprove que tem licença e acompanhamento de um responsável técnico. O mesmo deverá explicar para o poder público municipal sobre o estrago causado no Centro Histórico da Capital.

Segundo a Sorp, o Iphan, a Polícia Judiciária Civil e Polícia Federal serão notificados sobre o garimpo ilegal para que promovam fiscalização e expliquem a sociedade o estrago ambiental e sobre a suspeita de trabalho análogo a escravidão. 

O laudo do impacto ambiental deve ser emitido nos próximos dias.  
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

Vídeo Relacionado

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet