Cuiabá, sábado, 27/04/2024
11:30:17
informe o texto

Notícias / Política

17/10/2022 às 16:32

Tiroteio tem a ver com “questão territorial” e não eleitoral, avalia Tarcísio

Candidato ao governo de São Paulo Tarcísio de Freitas cumpria agenda em Paraisópolis (SP) quando disparos foram efetuados; uma pessoa morreu

Leiagora

Tiroteio tem a ver com “questão territorial” e não eleitoral, avalia Tarcísio

Foto: Fabio Vieira/Metrópoles

Em pronunciamento nesta segunda-feira (17), o candidato ao governo de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos) afirmou que o tiroteio próximo ao local em que cumpria agenda de campanha, em São Paulo, nesta segunda-feira (17), tem relação com uma “questão territorial”.

“Foi um recado, um recado claro do crime organizado, dizendo o seguinte: ‘vocês não são bem-vindos aqui. A gente não quer vocês aqui dentro’. Para mim, é uma questão territorial, não tem nada a ver com uma questão política, não tem nada a ver com uma questão eleitoral”, disse.

Segundo informações do secretário de Segurança Pública de São Paulo, João Camilo Pires, uma pessoa morreu durante o ocorrido.

Tarcísio conta que os disparos começaram a ser ouvidos quando o grupo estava no terceiro andar do edifício que estava sendo visitado.

Neste primeiro momento, o candidato relata ter pensado que era “algo para intimidar, para dizer: ‘olha, vocês não são bem-vindos aqui’, mas achei que fosse ficar nisso”, contou. Segundo Tarcísio, após alguns minutos, o barulho aumentou e as pessoas começaram a orientar que os presentes se protegessem e que o candidato fosse retirado do local.

“Houve uma troca de tiros, até o momento em que a minha equipe entra e diz ‘olha, conseguimos estabelecer a segurança para você sair'”, narrou o candidato. Após isso, Tarcísio teria deixado o local utilizando uma vã, acompanhado de outras pessoas da comitiva e de alguns membros da imprensa.

De acordo com o candidato, mais tarde, a equipe de segurança que estava atuando na agenda relatou ter visto quatro motocicletas, com duas pessoas cada, rondando o local e fotografando os seguranças. O grupo teria, então, deixado o local e voltado armado, iniciando o tiroteio.

“Queria enaltecer aqui a atuação a Polícia Militar que foi muita rápida, foi muito diligente. Conseguiu, rapidamente, contornar a situação estabelecer a segurança, para que a gente pudesse sair dali”, acrescentou Tarcísio.

Contexto

Na manhã desta segunda-feira (17), um tiroteio foi registrado próximo ao local em que o candidato ao governo de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos) estava para uma agenda de campanha.

A comitiva do candidato estava em Paraisópolis, zona Sul de São Paulo, para participar da inauguração do Primeiro Polo Universitário de Paraisópolis (Casa Belezinha).

Mais cedo, o presidente Jair Bolsonaro (PL) — que apoia a candidatura de Tarcísio ao governo paulista — se pronunciou sobre o caso. “Tudo é preliminar ainda, então não quero me antecipar, se foi uma ação contra a equipe dele, se foi uma ação isolada, se algum conflito já estava havendo ou por haver na região. Seria prematuro eu falar sobre isso”, disse.

“O Tarcísio pode requerer aos órgãos competentes a segurança. Tenho conversado com ele sobre isso. Esse evento de hoje, sendo ou não contra ele, é um sinal que ele deve se preocupar mais ainda com a sua segurança”, complementou o presidente.

 
*Com informações de Felipe Andrade e André Rigue, da CNN
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet