Cuiabá, domingo, 28/04/2024
06:51:45
informe o texto

Notícias / Política

17/10/2022 às 18:17

Janaina Riva defende janela de plantio para produtores de soja em Mato Grosso

Deputada avalia que, da forma como está, os produtores ficam nas mãos das grandes empresas que comercializam as sementes

Leiagora

Janaina Riva defende janela de plantio para produtores de soja em Mato Grosso

Foto: Jardel Silva / Assessoria

A deputada estadual Janaina Riva (MDB) saiu em defesa dos produtores rurais na tarde desta segunda-feira (17), durante audiência pública realizada pelo deputado Gilberto Cattani, na Assembleia Legislativa, que tratou da judicialização das datas da janela de plantio.

Tal janela impede que os produtores de soja de Mato Grosso cultivem suas próprias sementes, ficando nas mãos das grandes empresas que comercializam o produto. Foi proposto, em 5 de outubro, na Assembleia Legislativa, um projeto de lei do Cattani, com coautoria de Janaina, que fixa o período entre 
16 de setembro e 3 de fevereiro para semeadura de soja em Mato Grosso.

“Produzir sua própria semente garante uma sobrevivência mais justa ao mercado de produção mato-grossense e mundial, uma vez que o custo dos alimentos é uma preocupação global. Antes de vir para essa audiência eu liguei para a Procuradoria da Assembleia e pedi que os procuradores acompanhem essa demanda de perto para que possamos auxiliar juridicamente, assim como já temos feito em outros casos. Nós lutamos contra os monopólios e conglomerados e queremos que os nossos produtores tenham seus direitos garantidos”, defendeu.

Em 2015, o Estado calendarizou o plantio sem consultar os produtores de soja. Isso prejudicou muitos produtores que podiam salvar suas sementes plantando em fevereiro sem usar uma grande estrutura e sem adentrar no vazio sanitário. Depois de muito tempo, comprovou-se que não causava problema algum esse plantio em fevereiro e uma portaria do Ministério da Agricultura regulamentou novamente a janela.

Ocorre que, em setembro deste ano, uma decisão do Tribunal de Justiça suspendeu — em solo mato-grossense — norma do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que definia um novo período para o plantio do grão. 

“Quando a proibição do plantio em fevereiro estava valendo, os produtores ficavam à mercê dos grandes sementeiros que impunham o preço que queriam. Em estados como Rio Grande do Sul, Rondônia e outros, isso já funciona sem prejuízo sanitário algum. O que pudemos ouvir hoje na audiência é que plantio em fevereiro não traz problema fitossanitário algum, prova disso é que o Ministério da Agricultura reconheceu e referendou. Vamos lutar para corrigir essa injustiça”, finaliza.

 
Com assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet