Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
08:45:01
informe o texto

Notícias / Geral

26/10/2022 às 16:45

Assinatura de autorização de ferrovias será nesta quarta

Dentre os cincos trechos, duas linhas serão aprovadas em Mato Grosso

Leiagora

Assinatura de autorização de ferrovias será nesta quarta

Foto: Divulgação

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou, na Reunião Extraordinária de Diretoria desta terça-feira (25), a celebração de cinco novos contratos de adesão para outorgar, por meio de autorização ferroviária, a construção e exploração de estradas de ferro em dois trechos estados de Mato Grosso, e também na Bahia e em Goiás. A cerimônia de assinatura dos contratos será nesta quarta-feira (26), às 17h, na sede da ANTT, em Brasília (DF).

Dentre os cincos trechos, duas linhas serão aprovadas em Mato Grosso, uma delas ficará entre Primavera do Leste e Ribeirão Cascalheira, outra entre Santa Rita do Trivelato e Sinop, ambas da Rumo S.A.

Cinco trechos

1- Primavera do Leste/MT e Ribeirão Cascalheira/MT (Rumo S.A.)

2- Corumbá de Goiás/GO e Anápolis/GO (Petrocity Ferrovias Ltda.)

3- Eduardo Magalhães/BA e Barreiras/BA (VLI Multimodal S.A.)

4- Rita do Trivelato/MT e Sinop/MT (Rumo S.A.)

5- Correntina/BA e Arrojolândia/BA (VLI Multimodal S.A.)

Histórico 

O início das autorizações ferroviárias se deu com a Medida Provisória nº 1.065/2021. Durante sua vigência, foram recebidos 80 requerimentos, dos quais foram assinados 27 contratos de autorizações, totalizando 9.923 novos quilômetros de ferrovias, em um investimento aproximado de R$ 133 bilhões.

Em dezembro do mesmo ano, foi publicada a Lei º 14.273/2021 e, recentemente, foi regulamentada pela Resolução ANTT nº 5.987/2022. Em aproximadamente um mês de vigência da resolução, foram requeridas 13 novas autorizações e complementada a documentação em mais de 20 requerimentos realizados durante a MP nº 1.065/2021.

Serviço

Evento: Assinatura das Autorizações Ferroviárias

Data: 26 de outubro de 2022

Horário: a partir das 17 horas (horário de Brasília)

Local: Auditório do edifício-sede da ANTT, localizado no Setor de Clubes Esportivos Sul - SCES, trecho 03, lote 10, Projeto Orla Polo 8 - Brasília - DF

Obs.: A assinatura será realizada em Brasília/DF e transmitida no Canal ANTT no Youtube.

 
Governo Federal
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet