Cuiabá, terça-feira, 14/05/2024
12:41:37
informe o texto

Notícias / Eleições

28/10/2022 às 14:42

Gratuidade do transporte não é implantada em VG e moradores terão que pagar passagem para votar

O município alega que não possui uma legislação específica para assegurar a tarifa social e, por isso, precisa arcar com os custos

Kamila Arruda

Gratuidade do transporte não é implantada em VG e moradores terão que pagar passagem para votar

Foto: Prefeitura de Várzea Grande

A gratuidade do transporte público não será estendida a todos os moradores de Várzea Grande no dia das eleições. Apesar da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que permitiu a liberação, a prefeitura não tem uma legislação especifica que assegure a aplicação da tarifa social.

Além disso, tem a questão financeira, o custo dos usuários que utilizam o transporte coletivo sem pagar a tarifa recaem para o município, que fica responsável pelo pagamento de todas as viagens realizadas.

Em contrapartida, a prefeitura fechou uma parceria com o Tribunal Regional Eleitoral, para que no domingo (30), o transporte coletivo seja gratuito em Várzea Grande apenas para aqueles que irão trabalhar no segundo turno das eleições presidenciais.

“Recebemos a demanda da Justiça Eleitoral e, prontamente, autorizamos a emissão desses 2.740 cartões de transporte. A eleição é o maior evento democrático que uma sociedade pode ter. E nada mais justo do que garantir que as pessoas que estão atuando na organização do pleito tenham condições dignas de exercer esse nobre gesto de cidadania”, explicou o prefeito Kalil Baracat. 

Em Cuiabá, contudo, a gratuidade foi garantida a todos os usuários. A medida foi anunciada pelo prefeito Emanuel Pinheiro na semana passada. Conforme o gestor, o benefício é um direito aos cidadãos para que exerçam plenamente a democracia.

A medida, amparada pelo Decreto 9.363 de outubro de 2022, começa a valer a partir das 00h01min. do dia da eleição (30 de outubro)  e segue vigente até às 23h59.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet